Produção da CoronaVac pelo Butantan está suspensa por falta de insumos
A nova previsão para a entrega de 6 mil litros da matéria-prima em São Paulo é para o dia 15 de abril

Produção da CoronaVac pelo Butantan está suspensa por falta de insumos

O novo carregamento do insumo iria chegar da China na próxima sexta-feira, 9, mas está atrasado

A fabricação da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, está suspensa por falta de matéria-prima para produção. O novo carregamento de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) estava previsto para chegar da China na sexta-feira, 9, mas houve um atraso, segundo pronunciamento do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), na coletiva de imprensa que ocorreu na quarta-feira,7. 

A nova previsão para a entrega de 6 mil litros da matéria-prima em São Paulo é dia 15 de abril, esses litros são o suficiente para produzir 10 milhões de doses da CoronaVac. Mas, o Butantan tenta antecipar a data de entrega para retomar a produção do imunizante. Apesar disso, o Instituto vai continuar entregando as vacinas já envasadas nas próximas semanas para cumprir o contrato de fornecer 46 milhões de doses até o final de abril.   

Em nota, o Instituto informou que “não interrompeu a produção da vacina contra o novo coronavírus. E todas as doses provenientes do IFA recebido da China já foram envasadas. Neste momento, cerca de 2,5 milhões de vacinas encontram-se em processo de inspeção de controle de qualidade, parte integrante do processo produtivo, para serem entregues na semana que vem ao Programa Nacional de Imunização”. 

Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), oito em cada 10 doses da vacina são da CoronaVac. Desde janeiro, já foram entregues 38,2 milhões de imunizantes pelo Instituto, sendo 22,7 milhões apenas no mês de março. 

Fiocruz

No Brasil, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também vem sendo aplicada a vacina AstraZeneca. A Fundação teve dificuldades para continuar o processo de produção, mas anunciou nesta semana que conseguiu atingir 900 mil doses por dia. Os insumos para a fabricação do imunizante também são entregues pela China, mas a entidade informou que há o suficiente para manter a produção até o mês de maio, e que aguarda uma nova remessa ainda neste mês. É esperado pelo Ministério da Saúde que neste mês de abril sejam entregues 18,9 milhões de doses.   


Imagem: Freepik

Compartilhar: