Profissionais de saúde recebem tutorial gratuito sobre Covid-19

Profissionais de saúde recebem tutorial gratuito sobre Covid-19

Evidências e protocolos foram reunidos em vídeoaulas que abordam a teoria e a prática do diagnóstico até os casos graves

Com o objetivo de capacitar e de orientar profissionais de saúde na linha de frente do combate ao novo coronavirus, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ), o Instituto Carlos Chagas e a Estácio elaboraram um tutorial oficial de condutas para o enfrentamento da doença. O conteúdo, gratuito, é o primeiro chancelado por um Conselho Regional de Medicina e está disponível para consulta no canal da Estácio no Youtube. Inicialmente, foram produzidas dez aulas, consolidando as melhores evidências encontradas e publicadas em estudos internacionais e adequando os protocolos e as práticas médicas à realidade. Professores e profissionais especializados gravaram aulas sobre o diagnóstico, o desenvolvimento da doença e os casos mais graves de internação e de intubação.

Dr. Sylvio Provenzano, presidente do CREMERJ, enaltece a iniciativa e a parceria das instituições. “Este é um trabalho que tem nível internacional, com uma abrangência completa na Medicina. Estamos honrados com esta parceria”, afirma. Para o Dr. Ricardo Cavalcanti, presidente do Instituto Carlos Chagas, a capacitação dos profissionais, neste momento, é fundamental. “Para uma estratégia bem-sucedida, precisamos ter atenção nos detalhes, já que há muitas adversidades. Nosso objetivo é ensinar, capacitar e relembrar todos os profissionais a atuar em uma situação severa, como a do enfrentamento da Covid-19”, explica Dr. Ricardo.

Silvio Pessanha Neto, diretor nacional de Medicina da Estácio, destaca a importância das demonstrações práticas nas aulas do tutorial. “Além da teoria, incorporamos, também, as demonstrações práticas, usando toda a infraestrutura do curso de Medicina da Estácio, com os laboratórios, os robôs e os equipamentos de simulação realística”, finaliza Silvio. Para conferir, basta acessar o link: https://estac.io/TutorialCondutaCoronavirusCREMERJ.

TEMAS:

- Conduta na intubação em portadores de coronavirus – Completo
- Conduta na intubação em portadores de coronavirus - Modulo Prático
- Conduta na intubação em portadores de coronavirus - Modulo Teórico
- Traqueostomia em portadores de coronavirus
- O pulmão do paciente portador de coronavirus
- Diagnóstico por imagem em pacientes portadores de coronavirus
- Afecções Cardiológicas em pacientes portadores de coronavirus
- Alterações vasculares em pacientes portadores de coronavirus
- Paramentação, utilização e descarte de EPIs em portadores de coronavirus


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: