Projeto de vacinação em massa contra a Covid-19 em Serrana levará 8 semanas

Projeto de vacinação em massa contra a Covid-19 em Serrana levará 8 semanas

Esse é o prazo esperado para imunização de toda a população da cidade, segundo o Butantan, que espera ver os resultados do estudo em 13 semanas

Após Serrana ser escolhida para participar do estudo de imunização em massa contra a Covid-19 do Instituto Butantan, na manhã dessa sexta-feira, 12, uma coletiva de imprensa detalhou o projeto, nomeado como Plano S. Entre as novidades anunciadas, está o prazo total para a vacinação na cidade: que será de 8 semanas.

O instituto também anunciou que espera ter resultados em até 13 semanas. “A nossa expectativa é mais ou menos entre 12 e 13 semanas. A gente acaba a imunização dentro de 8 semanas, mas tem um tempo até gerar anticorpos e a resposta imune. Então, em 13 semanas teremos uma resposta sólida”, disse o diretor geral do Hospital Estadual (HE) de Serrana, o médico Marcos Borges, que estava presente na coletiva.

Além de Borges, o evento contou com a participação do prefeito Léo Capitelli (MDB), da vice-prefeita e secretária da Saúde, Leila Gusmão (DEM), do diretor presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e do médico hematologista Pedro Garibaldi.

Durante a coletiva, eles reafirmaram sobre a magnitude desse projeto, que terá o ponta pé inicial na próxima quarta-feira, 17. Segundo Dimas Covas, “Serrana vai dar a resposta para o mundo todo sobre a eficácia da vacinação”.

Até agora, já são 23 mil pessoas cadastradas para serem vacinadas. O Plano S acontece graças à parceria com a Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e o Hospital Estadual.

Novidades apresentadas no Plano S

Foi garantido, dentro do plano, que após dois dias de sintomas, o morador de Serrana terá direito ao exame PCR, acompanhamento e cuidado direto a fim de avaliar em tempo real a situação da pandemia na cidade.

Além disso, foi apresentado uma ferramenta que será executada por meio do aplicativo Whatsapp. Nomeada como “Tainá”, ela servirá como canal de informações em forma de assistente virtual por 24 horas no dia, dando apoio aos postos e moradores. As orientações podem ser buscadas por meio do número (11) 4950-8330.

O prefeito de Serrana confirmou a segurança dos locais de vacinação, que serão monitorados e com a presença de médicos, caso haja alguma intercorrência.

Em Serrana

O que chamou atenção dos pesquisadores para decidir que Serrana seria a escolhida para a vacinação em massa foi a realização de um inquérito sorológico na cidade, a fim de saber a prevalência do coronavírus na população.

A decisão também tem relação com um surto de Covid-19 em um dos asilos da cidade, que colocou o HE de Serrana como um dos hospitais mais ativos na luta contra o vírus. Além do município ser próximo a Ribeirão Preto, que possui importante polo de saúde do país.

Leia mais sobre o Plano de Estudo em Serrana.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: