Região de Ribeirão Preto deve retornar para a fase laranja do Plano São Paulo
Plano, que seria atualizado somente em fevereiro, teve antecipação para esta sexta-feira, 15, com regras mais rígidas

Região de Ribeirão Preto deve retornar para a fase laranja do Plano São Paulo

Região terá regras mais rígidas para comércio e serviços

A Região de Ribeirão Preto deve voltar para a fase laranja do Plano São PauloCom isso, as 25 cidades que compõe a Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII  terão regras mais restritivas de funcionamento, que deverão valer a partir de segunda-feira, 18.

Além da região de Ribeirão Preto, outras sete regiões do estado regrediram de fase no anúncio desta sexta, a 18ª atualização do Plano São Paulo. A região de Marília, que tinha sido colocada na fase laranja do plano na semana passada, passa a ser a única do estado a ficar na fase vermelha, a mais restritiva, na qual apenas serviços essenciais têm autorização para operar. Isso acontece porque a região está com mais de 83% dos leitos de UTI ocupados.

Ribeirão, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Piracicaba, Franca e Taubaté, que estavam na amarela voltam para a fase laranja, onde permanecem Sorocaba, Registro e Presidente Prudente. As outras regiões seguem na fase amarela, como a grande SP. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI na DRS de Ribeirão Preto está em 70,9%, segundo o estado. Índices como novos casos, novas internações e novos óbitos por cada 100 mil habitantes estão na fase amarela. Mas, como a taxa de ocupação das UTIs é um parâmetro de maior peso e, acima dos 70%, classifica para a fase laranja, a região de Ribeirão foi rebaixada.

Novas regras

Endurecimento para classificação na Fase Laranja

Como era: Parâmetro de taxa de ocupação UTI Covid para Fase Laranja: 75%.

Como ficou: Parâmetro de taxa de ocupação UTI Covid para fase laranja: 70%

Mudança dos indicadores de evolução da pandemia

Como era: Indicadores de variação para casos, óbitos e internações, com parâmetros para todas as fases. Indicadores de incidência para internações e óbitos, com parâmetros para avançar para fase Verde.

Como ficou: Indicadores de incidência para casos, internações e óbitos, com parâmetros para avançar para fases Laranja, Amarela e Verde.

Novas regras de funcionamento

Fase Laranja

- Ampliação das atividades permitidas para todos os setores;

- Capacidade limitada: de 20% para 40% de ocupação para todos os setores;

- Funcionamento máximo de estabelecimentos limitado: de 4 para 8 horas por dia;

- Parques estaduais abertos;

- Proibição de atendimento presencial em bares;

- Restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos.

 

Veja a diferença entre as fases, segundo a classificação do governo:

Além de anunciar as novas fases, o governo estadual também fez novas recomendações, a pedido do Centro de Contingência: Limite máximo de pessoas em reuniões de trabalho em locais fechados: 25 pessoas, com distanciamento de 1,5m; disparos de SMS pela Defesa Civil para a população alertando sobre alto risco de contágio e endurecimento das medidas restritivas em cidades que estão com lotação de UTIs.

Nessa lista estão 43 municípios do estado, sendo um deles da região de Ribeirão Preto, Serrana, que chegou a 90,3% de ocupação. 


 


Arte Revide

Compartilhar: