Região de Ribeirão Preto deve voltar para a Fase Vermelha, diz Governo Estadual
Nova classificação será anunciada oficialmente em coletiva de imprensa do estado de São Paulo

Região de Ribeirão Preto deve voltar para a Fase Vermelha, diz Governo Estadual

Reclassificação do Plano São Paulo é divulgada oficialmente nesta sexta-feira, 26, e determina regras mais restritivas para a região

*Matéria atualizada às 14h15

A atualização do Plano São Paulo, divulgada nesta sexta-feira, 26, pelo governador João Dória (PSDB), rebaixou a região da Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS XIII) à Fase Vermelha, a mais restritiva do plano, segundo o Governo Estadual.

Segundo o documento de classificação do Plano São Paulo, atualizado no dia 25 de fevereiro, a região de Ribeirão Preto atingiu os índices de 462,6 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e 8,5 novos óbitos por 100 mil habitantes.

A ocupação dos leitos de UTI Covid-19 está em 77% na região, segundo o documento.

Hoje, Ribeirão Preto está na Fase Laranja do Plano. A ocupação de leitos de UTI exclusivos de Covid-19 está em 79,15% no município, em atualização feita às 11h. Indicador que também está na Fase Vermelha.

A nova classificação, segundo o governo estadual, será válida a partir de segunda-feira, 1º de março. 

Regras municipais 

Às 17h30, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também concederá uma entrevista coletiva na qual falará sobre as novas medidas de contenção do vírus na cidade.

Restrição de circulação

Na quarta-feira, 24, Doria anunciou a restrição de circulação em todo o Estado de São Paulo, entre as 23h e 5h.

A medida é válida a partir dessa sexta-feira, 26, e vai até o dia 14 de março. A intenção do governo é evitar festas clandestinas e encontros que causem aglomerações.

Fase Vermelha

Segundo o Governo Estadual, por meio do decreto 64.881, de março do ano passado, essas são as regras para a Fase Vermelha. 

- Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal

- Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local

- Restaurantes e similares: permitido serviços de retirada, entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru).

- Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção ? Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos

- Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais

- Segurança: serviços de segurança pública e privada

- Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens

- Construção civil e indústria: sem restrições 

A prefeitura de Ribeirão Preto pode acatar a determinação ou anunciar regras municipais para a fase. 

No dia 29 de janeiro, quando a região também havia sido rebaixada para a Fase Vermelha, o prefeitura Duarte Nogueira (PSDB) estipulou as seguintes regras:

 

O que pode funcionar:

- Farmácias
-Supermercados
- Academia
- Salão de Beleza  
- Barbearia
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavandarias
- Transporte coletivo
- Transportadoras e oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
- Bancos
- Pet shops
- Serviços de delivery ou take out ou drive-thru

Shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres
- Atividade não permitida

Comércio em geral
- Atividade não permitida

Consumo local em bares e restaurantes
- Atividade não permitida

Venda de bebidas alcoólicas
- Das 6h às 20h.


Arte Revide

Compartilhar: