Retrocesso para Fase Laranja não tem relação com ocupação de leitos em Ribeirão Preto

Retrocesso para Fase Laranja não tem relação com ocupação de leitos em Ribeirão Preto

Ocupação de leitos na cidade se mantém na categoria"Verde". Números de novos casos e de mortes foram os responsáveis

Nesta sexta-feira, 4, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, regrediu para a Fase Laranja do Plano São Paulo.

O indicador que "puxou" a região para essa fase foi o número de óbitos, seguido pelo número de casos e internações. Por outro lado, o número de leitos se manteve estável na categoria "Verde". Sendo, inclusive, o melhor indicador da região no momento.

No dia 3 de agosto, o município possuía 237 leitos de UTI para Covid e 275 de enfermaria, incluindo hospitais públicos e privados. Naquela data, a ocupação na UTI era de 80%. Segundo a plataforma LeitosCovid.org, atualizada em tempo real, a quantidade de leitos de UTI caiu para 219 e a de enfermaria para 263. Uma redução de 30 leitos. 

Ainda de acordo com a LeitosCovid, dos 237 leitos de UTI, 121 eram públicos no início de agosto, subindo para 122 no início de setembro. Os leitos de UTI diminuíram, em sua maioria, nos hospitais particulares, que costumam alterar a quantidade de leitos de acordo com a demanda, ora aumentando, ora diminuindo.

Apesar disso, a taxa de ocupação se mantém estável. Até às 11h desta sexta-feira, a ocupação era de 68,5%. Sendo, 73,9% para leitos de UTI e 63,2% nos leitos de enfermaria. Números que mantém esse indicador na categoria "Verde". Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, redução ocorreu devido a baixa de pacientes no setor de terapia intensiva. 

Retrocesso

O anúncio de que a região voltaria para a fase Laranja foi feito nesta sexta-feira, 4, pelo Governo do Estado de São Paulo  O Plano São Paulo recomenda algumas medidas de distanciamento social e funcionamento dos estabelecimentos durante cada fase do plano (Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul). Com isso, bares, restaurantes, academias e salões de beleza deverão fechar as portas a partir de segunda-feira, 7.

Algumas dessas regras, contudo, ainda podem ser alteradas. Isso porque, a Prefeitura de Ribeirão Preto convocou, para esta sexta-feira, às 17h30, uma coletiva para explicar quais serão as regras para a nova fase da pandemia na cidade. 

Leia mais:
Ribeirão Preto volta para Fase Laranja do Plano São Paulo

 


Foto: Arquivo Agência Brasil - Ilustrativa

Compartilhar: