Ribeirão Preto aumentará a capacidade de testes diários de Covid-19

Ribeirão Preto aumentará a capacidade de testes diários de Covid-19

Parceria com o Instituto FrioCruz trará um robô para o município capaz de realizar 800 testes por dia

Ribeirão Preto poderá aumentar a capacidade diária de testes de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Isso porque, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), o município receberá um equipamento robótico capaz de realizar 800 exames diários para detectar a doença. O maquinário será instalado no Supera Parque, um dos quatro laboratórios credenciados para a realização dos testes no município, dentro de, no máximo, duas semanas. 

Os méritos pela conquista, contudo, são disputados. O primeiro anúncio sobre os testes foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), no dia 24 deste mês, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Nogueira anunciou que os testes serão feitos numa parceria da Prefeitura, Secretaria Municipal da Saúde, Supera Parque e a Fiocruz.

“Vamos receber um equipamento robotizado que vai permitir a execução de até 800 exames por dia. Com isso poderemos zerar a fila de espera e aumentar ainda mais a nossa capacidade de testagem e de controle da doença, além de aperfeiçoar as estratégias de combate ao vírus”, afirmou o prefeito.

Todavia, o deputado federal Ricardo Silva (PSB) emitiu nota informando que o equipamento foi destinado ao município graças a um requerimento dele e do deputado Baleia Rossi (MDB). O ofício, da Câmara dos Deputados, datado de 23 de maço de 2020, foi enviado à presidente da Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Segundo a nota do deputado, o diretor da Fiocruz em Ribeirão Preto, Rodrigo Stabeli, informou  que o município realizará 25 mil testes para detecção de anticorpos  contra o novo coronavírus, além da instalação e suprimento do robô no Supera Parque.

“Vamos colocar mais 25 mil testes de pesquisa de anticorpos para Ribeirão, além do PCR. Assim, os testes sairão mais rápido o que é essencial para controlar a epidemia na região. Ribeirão pode passar a ser a única cidade no Brasil com essa capacidade. A representatividade política foi decisiva para isso, com a participação, desde o início, dos deputados Ricardo Silva e Baleia”, afirma o diretor da Fiocruz. 

Para Silva, a rapidez nos resultados é fundamental. “Os testes tipo PCR são os mais importantes, para detectar a fase aguda, isolar e tratar do doente. Ribeirão terá informações rápidas, corretas, para que a cidade possa tomar a medidas necessárias no controle da doença, o que pode nos colocar em outras faixas de risco do plano SP, com flexibilização, e possibilitar o retorno das atividades o mais breve possível”, declarou o deputado.

Até o último boletim divulgado na tarde de domingo, 28, a cidade possuía 143 mortes e 4.520 casos confirmados de Covid-19. Eram 15.509 casos notificados e 6.860 descartados. 

Leia mais:

Guia Coronavírus: 20 perguntas básicas sobre a doença

Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior


Foto: Reprodução Biocampare - Imagem ilustrativa

Compartilhar: