Ribeirão Preto confirma mais 32 mortes por Covid em 24 horas e tem novo recorde
Nos 714 leitos dos hospitais disponíveis para o tratamento da doença, entre UTI e enfermarias, há 601 pacientes internados

Ribeirão Preto confirma mais 32 mortes por Covid em 24 horas e tem novo recorde

Foram mais 395 casos registrados no boletim desta terça-feira, 6

Ribeirão Preto confirmou mais 395 casos de Covid-19 e 32 óbitos pela doença, um novo recorde de registros em 24 horas. O boletim desta terça-feira, 6, mostra que já são, desde o início da pandemia, 63.926 casos confirmados e 1.605 mortes de pacientes que contraíram o vírus. O levantamento traz os dados acumulados até segunda-feira, 5.

Nesta terça, em todo o Estado de São Paulo, foram registrados 1.389 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h. O número também é o maior desde o início da pandemia e tem dados acumulados desde o feriado da última sexta-feira, 2, quando habitualmente são registrados no sistema menos óbitos. Em Ribeirão Preto, o maior número de confirmação de óbitos em 24 horas havia sido no dia 23 de março, de 27 registros, também em uma terça-feira. Assim como no estado, os números também são pressionados com o acúmulo do final de semana. 

As mortes que foram confirmadas nas últimas 24 horas em Ribeirão Preto aconteceram entre os dias 1º e 05 de abril, entre pessoas de 36 a 88 anos, que também tiveram diagnósticos como diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e obesidade.

Nos quatro boletins epidemiológicos já divulgados neste mês de abril (nos dias 1º, 2, 5 e 6) foram confirmadas 77 mortes por Covid de pacientes moradores de Ribeirão Preto. Quando se leva em consideração os óbitos por mês e ano de início dos sintomas ainda não houve nenhum registro em abril. Em março, foram 199 óbitos, 193 mortes em fevereiro e 169 em janeiro. 

Leitos

Nos 714 leitos dos hospitais disponíveis para o tratamento da doença, entre UTI e enfermarias, havia 601 pacientes internados na tarde desta terça, segundo a plataforma LeitosCovid. Nas UTIs, a porcentagem de ocupação é de 92% e nas enfermarias, 78%.

Com ocupação próxima aos 95%, o Hospital das Clínicas de Ribeirão anunciou, nesta terça, a abertura de mais 34 leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19, ainda nesta semana. Serão mais 10 leitos de terapia intensiva e 24 de enfermaria.

Em nota emitida pelo HC e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, as instituições ressaltaram o momento crítico que a saúde atravessa com o agravamento da pandemia. 

"Considerando a agudização da pandemia em Ribeirão Preto e região e a sobrecarga dos leitos na rede pública e privada de saúde, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, [...] promoveu uma reengenharia em sua infraestrutura de leitos, equipamentos e pessoal e conseguiu, adicionalmente, disponibilizar, de imediato, para a população, mais 10 leitos de terapia intensiva de 24 leitos de enfermaria para o tratamento de pacientes infectados por Covid-19", informaram em nota. 

Com isso, o hospital passará a ofertar 82 leitos de terapia intensiva e 56 de enfermaria. Nesta terça-feira, 6, Ribeirão Preto registra uma ocupação de 93,4% nas UTIS. Dos 304 leitos ofertados, 284 estão ocupados.  Já na enfermaria a ocupação é de 79%. Dos 409 leitos, 327 estão ocupados. Essa é a maior taxa de oferta e ocupação de leitos desde o início da pandemia. 

Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde também informou que  foram vacinados, nesta terça-feira, 6, 1.492 policiais e agentes de segurança contra a Covid-19. A vacinação para o grupo continua nesta quarta-feira, dia 7. A previsão é vacinar cerca de 2,7 mil profissionais de segurança nesta etapa, em colaboração da Secretaria da Saúde e DRS XIII – Direção Regional de Saúde.

Para esse público, o agendamento prévio está sendo organizado pela própria Polícia Militar e a vacinação acontecerá na sede da PM - Comando de Policiamento do Interior 3 - CPI-3, localizada na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 1538.

Ao todo, segundo o Vacinômetro, Ribeirão Preto já aplicou 116.615 doses contra a Covid-19, sendo 84.593 da primeira dose e outras 32.022 da segunda dose da vacina. No ranking estadual que leva em consideração a porcentagem de vacinação pela população, o município está em 288º lugar, com 11,9% dos moradores imunizados com a primeira dose da vacina. 

Serrana lidera esse ranking, com porcentagem de 61,6% de vacinação.


Arte Revide

Compartilhar: