Ribeirão Preto registra 274 casos confirmados do novo coronavírus

Ribeirão Preto registra 274 casos confirmados do novo coronavírus

Prefeito também anunciou que pedirá uma reconsideração de decisão da Justiça que barrou decreto para reabertura de alguns serviços na cidade

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira, 29, Ribeirão Preto possui 274 casos confirmados do novo coronavírus, 1456 casos notificados, 823 descartados e sete óbitos.

Também foram divulgados os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 394 casos da doença. Número superior a todo o ano de 2019. Na leitura do boletim, foi divulgado que o município ainda possui 70% dos leitos destinados a covid-19 disponíveis.

Durante a transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito Daurte Nogueira (PSDB) informou também os dados do Pólo Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Treze de Maio.

Desde o dia 1º de abril, quando começou a operar, foram atendidas 1576 pessoas. Sendo: 1367 casos leves, 136 casos moderados e 73 casos graves. Em todo o Estado de São Paulo já são 2.247 óbitos, sendo 198 só nas últimas 24 horas. Ao todo, são 26,1 mil pessoas já foram infectadas pela doença no estado. No Brasil, 5.466 pessoas já morreram em decorrência da doença, e 78 mil foram infectadas.

Testes

O prefeito e o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, também anunciaram a autorização do laboratório da Supera para a realização de teste da Covid-19 na cidade. Assim, além do Adolfo Lutz e do laboratório do HC, o Supera Parque também está credenciado pelo estado para realizar os exames e ampliar a testagem de pacientes suspeitos para a doença na cidade. 

Justiça

Sobre o decreto derrubado na terça-feira, 28, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Nogueira declarou que irá entrar com um pedido de reconsideração da decisão.

Com a decisão, foi derrubado o decreto nº 100/2020 e mantido o decreto 101/2020. Ou seja, os estabelecimentos incluídos na lista de essenciais na última segunda-feira, 27, e com autorização para reabrirem na terça-feira, 28, terão que fechar as portas novamente. Isso incluí as clínicas de estética, clínicas de podologia, barbeiros, cabeleireiros e clínicas odontológicas. Os serviços previstos para voltarem a partir do dia 11 de maio ficam mantidos para a mesma data.,

Com base nos dados divulgados, Nogueira declarou que a curva de crescimento dos casos na cidade tem sido linear e não exponenciais. "Mostra que as medidas de isolamento social que tomamos estavam corretas", comentou.

Caso a reconsideração seja negada, o chefe do Executivo adiantou que irá recorrer da decisão."Não é sensato estar em um regime de segurança sanitária, caminhando para uma estabilidade, ficar submetendo a população da cidade a um sacrifício", alegou o Nogueira.

Leia mais:
Justiça derruba decreto que liberou reabertura de serviços em Ribeirão Preto
Jardinópolis confirma o primeiro óbito por Covid-19


Imagem: Revide

Compartilhar: