Ribeirão registra circulação de nova variante do coronavírus, diz Saúde
Entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 22

Ribeirão registra circulação de nova variante do coronavírus, diz Saúde

Informação é divulgada em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 22

*Matéria atualizada às 19h41

Foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde que a nova variante do Coronavírus já circula em Ribeirão Preto. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 22, no Palácio do Rio Branco, sede da Prefeitura, a informação foi divulgada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, e os representantes do Hospital das Clínicas  (HC) de Ribeirão Preto, Benedito Fonseca e Rodrigo Callado.

Segundo estudo elaborado pelo HC, foram avaliadas 94 amostras de pacientes e 12 indivíduos apresentaram a variante de Manaus. Desse grupo, dois são residentes em Ribeirão e o restante de outros município, principalmente, Serrana. 

Já no laboratório do Supera Parque, que possuí estudos específicos do vírus em moradores de Ribeirão Preto, foram encontrados mais três casos. Contudo, o levantamento ainda não está concluído. Assim, até o momento, são cinco casos registrados da nova variante no município. 

"Mas isso não quer dizer, exatamente, que esse número se reflete na população em geral. O recorte que temos dentro da amostra do HC recebe muita influência das outras cidades [da região]. Agora, durante a semana, o Supera Parque vai encaminhar as amostras e teremos um número mais fidedigno de qual é a proporção da população em geral, se vai ser próximo dos 7% que encontramos em Serrana, ou se vai ser mais ou menos", explicou Callado.

Já o professor e infectologista, Benedito Fonseca, ressaltou que essa nova variante possui uma transmissibilidade muito maior do que o vírus comum. Em média, o vírus possuí um período de incubação de até cinco dias, antes de apresentar os sintomas. Já a variante, segundo casos estudos, já apresentou uma incubação de até um dia. O mesmo fato foi testado em laboratório, onde apresentou resultado semelhante.

Além disso, ele é mais facilmente transmitido entre os indivíduos. Fonseca contou dois casos que ilustram esse alerta. Um de uma família de sete pessoas, na qual um único indivíduo transmitiu para outros cinco parentes. E outra situação, na qual um jovem infectado foi passar um fim de semana em um rancho com outras nove pessoas, e transmitiu o vírus para todas. 

No momento, sete pacientes de Araraquara estão internados em leitos de UTI em Ribeirão Preto, mas não foi confirmado se eles possuem a variante. Outro ponto que pode ter contribuído para a disseminação, segundo o prefeito Duarte Nogueira, foi a migração de muitos motoristas de transporte por aplicativo de Araraquara para Ribeirão Preto, em decorrência do lockdown. Segundo o chefe do Executivo, o município já tomou as medidas necessárias para barrar esse deslocamento de motoristas. 

“Nós constatamos nesse fim de semana que alguns operadores de aplicativo que perderam temporariamente a atividade em Araraquara e foram para outras cidades. Esse tipo de coisa nós não iremos permitir. A Transerp já oficiou formalmente os operadores de aplicativos dessas plataformas, para evitar esse tipo de atividade, com as consequências da lei, para não operarem em outras cidades, por uma questão de segurança sanitária regional”, disse Nogueira.

Lockdown em Araraquara

Em Araraquara, a circulação da nova cepa da Covid-19 de Manaus, causou o aumento expressivo de casos, internações e óbitos, o iminente colapso no sistema de saúde e o índice insatisfatório de isolamento social alcançado pelo município desde segunda-feira, por volta de 40%. 

A Prefeitura de Araraquara publicou, na sexta-feira, 19, um novo decreto que aumenta as restrições de circulação com o intuito frear a disseminação da Covid-19 no município. O lockdown, com funcionamento apenas de farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência, vale a partir das 12h desse domingo, 21, até as 23h59 de terça-feira, 23.

Nesse período, fica proibida a circulação de veículos e de pessoas na cidade. Será permitido sair de casa apenas para aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais, atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis ou prestação de serviços permitidos pelo decreto. No momento, a região de Araraquara está na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Boletim casos Ribeirão

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, Ribeirão Preto tem, ao todo, 51.042 casos de covid-19 confirmados, sendo 530 a mais em relação à sexta-feira, 19. Já o total de óbitos ocasionados pela doença chegou a 1.202, sendo mais dois registros em 72 horas. 

Compartilhar: