Ribeirão Preto registra mais 230 casos de Covid-19 e cinco óbitos pela doença

Ribeirão Preto registra mais 230 casos de Covid-19 e cinco óbitos pela doença

Confirmações são relativas ao final de semana

Ribeirão Preto registrou, no último final de semana, mais cinco mortes e 230 novos casos da Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, 16, o município soma 876 mortes, 32.327 casos confirmados da doença e 451 exames que ainda aguardam resultado.

Desde o início de outubro, o boletim epidemiológico não é mais divulgado aos finais de semana. O que faz com que na segunda-feira o boletim apresente um volume maior de novos contaminados e vítimas.

Dos 32 mil casos confirmados, 2.838 são de pacientes que apresentaram sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, um dos estágios mais graves da Covid-19. De acordo com a plataforma LeitosCovid.org, 3,9% do total de casos confirmados na cidade são de casos ativos, ou seja, pessoas que estão com a doença neste momento. A porcentagem representa, aproximadamente, 1.200 casos ativos.

Leitos

Segundo a plataforma leitoscovid.org, atualizada às 17h40 desta segunda-feira, 26,9% dos 182 leitos UTI Covid-19 da cidade estão ocupados. Já os leitos de enfermaria Covid-19, estão com uma ocupação de 34% dos 185 disponíveis para uso. Até o fechamento dessa matéria, 39 respiradores estavam em uso. 

Hospitais públicos
UTI:
 19,9% de ocupação
Total: 116 – sendo que 22 estão em uso.
Disponíveis: 94 leitos
Respiradores em uso: 26

Enfermaria: 33,3% de ocupação
Total: 84 – sendo que 28 estão em uso
Disponíveis: 56 leitos 
Respiradores em uso: 0

Hospitais privados
UTI
: 36,3% de ocupação
Total: 55 – sendo que 20 estão em uso.
Disponíveis: 35 leitos
Respiradores em uso: 13

Enfermaria: 29,7% de ocupação
Total: 84 – sendo que 25 estão em uso.
Disponíveis: 59 leitos
Respiradores em uso: 0

Hospitais Filantrópicos
UTI
: 63,6% de ocupação
Total: 11 – sendo que 7 estão em uso.
Disponíveis: 4 leitos
Respiradores em uso: 0

Enfermaria: 58,8% de ocupação
Total: 17 – sendo que 10 estão em uso.
Disponíveis: 7 leitos
Respiradores em uso: 0

Plano São Paulo

Segundo a Secretaria de Saúde, Ribeirão Preto está com índices de classificação da fase verde do Plano SP em todos os quesitos, inclusive com situação mais confortável que a verificadas em diversas outras regiões do Estado. Mesmo assim a Prefeitura Municipal informou que manterá os cuidados necessários para conter as aglomerações, tendo em vista a manutenção destes índices e a busca constante da redução de casos positivos da doença.

Com a proximidade do final do ano, algumas medidas estão sendo adotadas em relação ao funcionamento do comércio e de prestadores de serviços, principalmente com relação à liberação do horário de funcionamento, porque se constatou que a limitação de horário tem levado à concentração pessoas. O objetivo da prefeitura é diluir o fluxo consumidores com maior período de atendimento, de forma a se evitar aglomerações e contágio.

Todos os serviços e estabelecimentos comerciais, a partir de agora, voltarão a funcionar em seus horários normais de acordo com o estabelecido em seus alvarás de funcionamento. Também já está sendo publicado o horário especial de final de ano que valerá a partir de 1º de dezembro.

Também será permitido a ocupação de 60% da capacidade dos espaços dos estabelecimentos. Reiteramos que todas as atividades que provoquem aglomeração continuam proibidas, assim como reafirmamos a necessidade das medidas de prevenção, como o uso constante de máscaras e a higienização das mãos.


Arte Revide

Compartilhar: