Ribeirão Preto tem nove pacientes com testes positivos para covid-19
Somente neste mês de março, foram 75 notificações de casos suspeitos que apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave

Ribeirão Preto tem nove pacientes com testes positivos para covid-19

São cinco casos aguardando a contraprova e quatro já confirmados em laboratório credenciado; são 91 casos suspeitos em pacientes graves

Após a confirmação da primeira morte de um paciente com covid-19, o Boletim Epidemiológico de Ribeirão Preto divulgado na tarde desta quinta-feira, 26, mostra que são nove pacientes com teste positivo para o novo coronavírus na cidade. Desses, quatro já tiveram a confirmação e cinco aguardam contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

Ainda segundo o boletim desta quinta, subiu para 91 os casos suspeitos de covid-19 em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No boletim dessa quarta-feira, eram 89 casos. No boletim de segunda-feira, 23, eram 62. 

Somente neste mês de março, foram 75 notificações de casos suspeitos que apresentaram SRAG.

Já foram descartados 18 casos de covid-19 nos testes feitos em 187 notificações. São ainda 160 casos em investigação, o que inclui pessoas que apresentaram sintomas mais leves da doença.

Seguindo a norma estadual, agora, só são testados em Ribeirão Preto pacientes internados, com sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Morte 

Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou a morte de um homem que tinha outras doenças e testou positivo para o novo coronavírus. O paciente de 36 anos era de Ribeirão Preto e estava internado no HC. Ele tinha câncer nos ossos, mieloma múltiplo e insuficiência renal.

Detalhes sobre o paciente e há quanto tempo ele estava internado no hospital não foram divulgados por conta da ética médica. Mas, segundo o diretor de Atenção à Saúde do HC de Ribeirão Preto, Antônio Pazin Filho, a internação já era prolongada e o homem estava com comorbidades em tratamento, com processo grave. Portanto, ele era considerado grupo de risco para a covid-19. “Esse caso ilustra o impacto das comorbidades em uma situação de pandemia. Por isso, temos de preparar o serviço de saúde para os casos mais graves. Esses pacientes podem ter uma chance maior de mortalidade sim”, disse durante a coletiva.

Ainda segundo Pazin, um médico que teve contato com esse paciente também testou positivo para o novo coronavírus e foi afastado. O HC vai receber a certificação do Instituto Aldofo Lutz para realizar testagem do novo coronavírus em Ribeirão Preto. Por enquanto o hospital concentra testes em profissionais da saúde e pacientes internados em estado grave. Segundo Pazin, ainda não há condições de fazer os testes em larga escala populacional, por isso, a prioridade nas testagens são os pacientes graves que estão internados.

Leia também:

HC de Ribeirão é definido como hospital de referência para o tratamento do coronavírus

Coronavírus: HC de Ribeirão cria regra para pacientes e acompanhantes

No estado

O número de óbitos relacionados ao novo coronavírus no Estado de São Paulo cresceu 163,6% em apenas quatro dias, conforme balanço da Secretaria de Estado da Saúde. No domingo, 22, o Estado registrava 22 mortes, contra 58 nesta quinta-feira, 26. Os óbitos confirmados hoje também apontam um avanço da doença para outras regiões do Estado.

No domingo apenas a Capital paulista registrava óbitos relacionados à doença. Já nesta quinta-feira, os municípios de Vargem Grande Paulista, Guarulhos, Taboão da Serra e Ribeirão Preto também contabilizam pelo menos um óbito.

Dos 10 novos óbitos contabilizados hoje, 7 são homens (36, 63, 73, 76, 80, 86 e 92) e 3 mulheres (64, 77, 77).  Nove são da Capital e o paciente de 36 anos, que apresentava comorbidades, é de Ribeirão Preto.

O número de pacientes graves em UTI de hospitais públicos e privados, notificados no sistema da Secretaria, também indica crescimento. Ontem (25) eram 59 pacientes com casos confirmados. Nesta quinta, foram informadas 84 pessoas internadas. O Estado também registra 1052 casos confirmados da doença.


Arte Revide

Compartilhar: