Ribeirão Preto vacinou 7% da população com menos de 60 anos contra a Covid-19
Os dados são do Relatório de Cobertura Vacinal contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde Municipal

Ribeirão Preto vacinou 7% da população com menos de 60 anos contra a Covid-19

Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que 31.873 pessoas de 18 a 59 anos de idade já estão totalmente imunizadas na cidade

Ribeirão Preto já imunizou totalmente 31.873 pessoas com menos de 60 anos de idade contra o novo coronavírus, o que representa 7% da população total estimada da faixa etária entre 18 e 59 anos na cidade. Os dados são do Relatório de Cobertura Vacinal contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde Municipal.

Segundo o relatório, que traz dados da vacinação por faixas etárias, as pessoas entre 40 e 49 anos têm o maior percentual de vacinação completa na cidade, de 11% da população estimada. Até essa quarta-feira, 7, 11.268 pessoas dessa faixa etária receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. A estimativa é que Ribeirão Preto tenha uma população de 103 mil pessoas entre 40 e 49 anos. 

Nesta quinta-feira, 8, foi aberto o cadastro para a vacinação das pessoas entre 37 e 42 anos em Ribeirão. No grupo de pessoas entre 30 e 39 anos, 6% já foram totalmente imunizadas na cidade. Além do calendário da vacinação por idade, Ribeirão já aplicou doses em pessoas nessas faixas etárias que possuem comorbidades e, também, nos profissionais da saúde.

Entre a população de 18 a 29 anos, estimada em 167.176 pela prefeitura, 5.854 delas já foram imunizadas com a segunda dose da vacina contra a doença. 

Já na população de 50 a 59 anos, o percentual de pessoas totalmente imunizadas está em 8%, da estimativa de 82,6 mil pessoas nessa faixa etária, 6,9 mil já receberam as duas doses.

Entre os idosos, a taxa de imunização em Ribeirão Preto está em 60%, segundo a relação entre a população estimada e o total de segundas doses aplicadas na cidade.

Na tabela enviada nessa quarta-feira, 7, pela Secretaria da Saúde não consta que pessoas com menos de 18 anos tenham recebido a aplicação de algum imunizante contra a Covid-19.  

Erro

Porém, uma reportagem publicada nessa quarta pelo portal G1 Ribeirão Preto trazia uma tabela, também envidada pela Secretaria Municipal de Saúde, que registrava a aplicação de doses de vacinas contra a Covid em 44 crianças de zero a 9 anos de idade. A Saúde chegou a explicar para a reportagem do G1 Ribeirão Preto que as doses, da CoronaVac e Astrazeneca, teriam sido aplicadas em crianças com comorbidades, acamadas e que viviam em instituições filantrópicas. 

Ao ser questionada pelo Portal Revide sobre esses dados, a Secretaria da Saúde informou que houve um erro e que, na verdade, nenhuma dose da vacina foi aplicada em crianças da cidade.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para incluir novo público-alvo no programa de imunização, é preciso que o laboratório que conduz os estudos demonstre que existe segurança e eficácia para a vacinação de determinada faixa etária. “Neste momento, a vacina da Pfizer é a que tem indicação em bula para vacinação de pessoas com 12 ou mais anos de idade. Ou seja, é a vacina para a qual foram apresentados estudos que sustentam o seu uso na população de 12+”.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: