Robô que aumentará capacidade de testes de Covid-19 em Ribeirão começa a funcionar

Robô que aumentará capacidade de testes de Covid-19 em Ribeirão começa a funcionar

Equipamento instalado no Supera Parque permitirá a realização de até 800 exames por dia

Nessa segunda-feira, 27, foram realizados os primeiros testes com o robô que irá aumentar a capacidade de testagem da Covid-19, em Ribeirão Preto. Instalado no Supera Parque, o equipamento permitirá a realização de 800 exames por dia.O processo, que leva em média quatro horas, levará cerca de duas horas com o novo equipamento.

À reportagem do Portal Revide, o Secretário Municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, explicou que os profissionais que irão manusear o equipamento receberam um treinamento nesta segunda-feira, mas que também foram realizados testes reais durante as lições.

“Na semana passada, o equipamento foi montado e, a partir de hoje, iniciaremos o processamento das amostras, simultaneamente com o treinamento supervisionado dos operadores. Logo os resultados das testagem atingirão a meta proposta”, explica o médico infectologista e diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, que está à frente do projeto.

No momento, Ribeirão Preto possui 6.127 exames que ainda aguardam resultado. Segundo Scarpelini, tratam-se de exames de pacientes com sintomas leves. "Os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), testamos todos. Os que estão esperando são de pessoas com sintomas leve e que voltaram para casa", comentou o secretário. A expectativa do governo municipal é que os robôs zerem a fila de espera de resultados.

Disputa

O deputado federal Ricardo Silva (PSB) também esteve presente na instalação do robô. Ele ressaltou a importância desta testagem em massa para que as medidas de isolamento tenham maior eficácia. “Conseguimos esse robô de última geração com recursos federais para acabar de vez com a fila de exames em Ribeirão Preto. Essa ação é essencial para podermos ter um combate efetivo a essa pandemia que tanto afeta a nossa população”, afirmou o deputado.

Os méritos pela conquista, contudo, são disputados. O primeiro anúncio sobre os testes foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira, no dia 24 de junho, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Nogueira anunciou que os testes serão feitos numa parceria da Prefeitura, Secretaria Municipal da Saúde, Supera Parque e a Fiocruz. “Vamos receber um equipamento robotizado que vai permitir a execução de até 800 exames por dia. Com isso poderemos zerar a fila de espera e aumentar ainda mais a nossa capacidade de testagem e de controle da doença, além de aperfeiçoar as estratégias de combate ao vírus”, afirmou o prefeito.

Todavia, Ricardo Silva emitiu nota informando que o equipamento foi destinado ao município graças a um requerimento dele e do deputado Baleia Rossi (MDB). O ofício, da Câmara dos Deputados, datado de 23 de março de 2020, foi enviado à presidente da Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Segundo a nota do deputado, o diretor da Fiocruz em Ribeirão Preto, Rodrigo Stabeli, informou que o município realizará 25 mil testes para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, além da instalação e suprimento do robô no Supera Parque.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: