São Paulo recebeu mais de 3 mil litros de insumo para a produção da CoronaVac
Atualmente, mais de 80% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 são do Butantan

São Paulo recebeu mais de 3 mil litros de insumo para a produção da CoronaVac

Os insumos são suficientes para produzir 5 milhões de doses da vacina

Na manhã desta segunda-feira, 19, o Governo do Estado de São Paulo recebeu mais de 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) produzido pela Sinovac. A carga foi recebida pelo governador João Doria (PSDB), Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde, e pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. Os litros do insumo são o suficiente para produzir 5 milhões de doses da vacina, e tornam possível que o Brasil tenha 46,4 milhões de doses da vacina CoronaVac. 

O lote da matéria-prima foi enviado por meio de um voo da companhia aérea Turkish Airlines que saiu de Pequim na sexta-feira,16.  E vai vai passar por processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo controle de qualidade antes de serem disponibilizadas para a população por intermédio do Programa Nacional de Imunização (PNI) do, coordenado pelo Ministério da Saúde. 

Insumos

Em março o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA correspondente a cerca de 14 milhões de doses, e outros 11 mil haviam chegado no país em fevereiro. Na última semana foram entregues ao PNI 40,7 milhões de doses do imunizante. E neste mês de foram 4,5 milhões. O total de envios até o dia 30 corresponde a 88,4% das 46 milhões de doses previstas no primeiro contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde. Em março foram disponibilizadas 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades. 

Somente em abril, o Instituto Butantan entregou 5,2 milhões de doses da vacina. Em março foram disponibilizadas 22,7 milhões. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades. O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, mais de 80% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 são do Butantan.


Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: