Saúde municipal elabora protocolo de atendimento a casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão
Não há nenhuma notificação de suspeita de coronavírus em Ribeirão Preto

Saúde municipal elabora protocolo de atendimento a casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão

Sistema para notificação on-line de casos suspeitos também está sendo desenvolvido na cidade

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, elaborou um protocolo com orientações recebidas do Ministério da Saúde, para o atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus que venham a aparecer na cidade.

A Saúde também trabalha para disponibilizar no site, a notificação on-line de casos suspeitos, visto a orientação ser de notificação imediata. Até agora, não há nenhuma notificação de suspeita de coronavírus em Ribeirão Preto. 

De acordo com a prefeitura, as equipes de todas as unidades de saúde já foram orientadas no caso de surgir algum caso suspeito, com pacientes que apresentem sintomas e com antecedentes viajado pela China.

As informações foram passadas após a reunião preventiva realizada no final da tarde dessa quinta-feira, 30, entre o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB, técnicos da Saúde e o secretário da pasta, Sandro Scarpelini.

Emergência global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. A entidade fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suiça, após uma reunião com especialistas.

Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 30, que existem nove casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil. Apesar de o número de casos ter se mantido igual em relação ao divulgado na quarta-feira, 29, há quatro novos casos considerados suspeitos e outros quatro foram descartados.

Os quatro novos casos suspeitos foram registrados no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. O caso do Rio Grande do Sul já havia sido notificado e chegou a ser excluído. No entanto, voltou a ser considerado suspeito após o paciente apresentar outros sintomas. Os dados foram fechados pela pasta às 12h de hoje. 

Até o momento, 43 casos foram notificados pelo Brasil. Destes, 28 já foram excluídos. Até o fechamento do balanço, os casos estavam distribuídos em: (1) Minas Gerais, (1) Rio de Janeiro, (3) São Paulo, (2) Rio Grande do Sul, (1) Paraná, (1) Ceará.

Um caso é tratado como suspeito se a pessoa esteve na China nos últimos 14 dias e apresentou tosse e febre ao retornar. Neste caso, o paciente é colocado em isolamento e são realizados testes para checar, primeiro, se o que essa pessoa tem é influenza ou outra gripe. Caso os exames não acusem essa possibilidade, é feito o teste para coronavírus.


Imagem: Arquivo Revide

Compartilhar: