Secretaria da Saúde afasta profissional e vai apurar falha na aplicação de vacina em Ribeirão
Idosa de 84 anos pode não ter recebido dose da vacina, na UBS do Jardim Juliana

Secretaria da Saúde afasta profissional e vai apurar falha na aplicação de vacina em Ribeirão

Caso aconteceu na UBS do Jardim Juliana, na segunda-feira, 8; familiares de idosa filmaram aplicação da vacina contra a Covid

*Matéria atualizada às 18h05 para inclusão de informações do secretário municipal de Saúde

Uma profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Juliana, em Ribeirão Preto, foi afastada para apuração de uma suspeita de falha na aplicação da vacina contra a Covid-19 em uma idosa. 

A aplicação, na segunda-feira, 8, foi registrada em vídeo feito pelo filho da idosa de 84 anos, que a acompanhou no momento da vacinação. Nas imagens, é possível ver que a profissional inseriu a agulha na paciente, mas não é possível observar se realmente havia líquido no interior da seringa. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto vai investigar se houve uma falsa aplicação da vacina. “Diante a suspeita de procedimento inadequado na aplicação da dose da vacina contra a covid-19, o profissional envolvido foi afastado, preventivamente, e iniciada investigação imediata sobre o ocorrido”, informou a nota.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 11, o secretário da Saúde Sandro Scarpelini disse que é preciso ter calma sobre o caso para não alarmar a população que já foi vacinada na unidade de saúde. "É preciso apurar com calma o fato. Recebemos outros vídeo, por exemplo, em que é possível ver que há a aplicação correta", disse o secretário, que ainda esclareceu que peritos vão investigar os vídeos divulgados e disponíveis. "Infelizmente, surgiu uma dúvida, e temos de investigar. E vamos procurar fazer isso o mais rápido possível", contou. Sandro também destacou que a profissional negou que não tenha feito a aplicação corretamente. 

O Ministério Público também acompanha o caso. 

 


Foto: Reprodução

Compartilhar: