Secretaria de Saúde emite alerta para alta de casos de Covid-19 em Ribeirão Preto
"Aumento tem relação com o aumento da circulação das pessoas e o número de aglomerações nos últimos dias", alertou pasta

Secretaria de Saúde emite alerta para alta de casos de Covid-19 em Ribeirão Preto

Nas últimas 72 horas cidade apresentou elevação no número de casos e de internações graves

Nesta segunda-feira, 17,  Secretaria Municipal da Saúde emitiu um alerta sobre o crescimento muito acentuado de novos casos e internações por Covid-19, em Ribeirão Preto, nas últimas 72 horas 

Na quinta-feira, 15, a rede municipal possuía 92 pacientes internados nos polos Covid e UPAs, sendo que destes, 13 estavam intubados. Esse número de pacientes em ventilação artificial subiu diariamente para 27 nesta segunda feira. "Evidentemente, este aumento tem relação com o aumento da circulação das pessoas e o número de aglomerações evidenciados nos últimos 15 dias", alertou a secretaria. 

Ainda de acordo com a pasta, o sistema de saúde, público e privado, se encontra sobrecarregado, com o agravante do aumento também consistente em toda a Diretoria Regional de Saúde (DRS XIII).  Até a noite do domingo, 16, no sistema do Estado de São Paulo de Regulação Médica, a fila de espera por vagas era de 192 casos, sendo 142 de Ribeirão Preto e 70 da região. 

"As medidas de restrição que, estão sendo persistentemente solicitadas por todas as autoridades sanitárias no Brasil e em Ribeirão Preto e parcialmente respeitadas pela população levam, mais uma vez a esta situação. [...] Por fim, reforçamos a necessidade do respeito à proteção individual, o uso de máscara e a higienização das mãos.  Sobretudo, necessitamos da colaboração de todos para evitarem aglomerações, para com estas medidas, possamos avançar na vacinação na nossa cidade", alertou a Secretaria de Saúde. 

Segundo a Prefeitura, todos os pacientes moderados e graves atendidos nos polos Covid e UPAs do município estão recebendo as medidas necessárias para o tratamento das fases iniciais da doença, e serão transferidos para os hospitais respeitando as decisões dos médicos plantonista, com base na gravidade de cada caso e necessidades individuais de cada paciente.

Agravamento 

Ribeirão Preto ultrapassou, nesta segunda-feira, 17, a marca das 2 mil mortes por Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados mais 17 óbitos e 754 novos casos confirmados da doença durante o final de semana. Ao todo, são 2.008 mortes e 75.265 casos confirmados da doença.

O município levou 10 meses para atingir a milésima morte, registrada em janeiro de 2021. Porém, foram precisos apenas quatro meses para alcançar a marca de duas mil vidas perdidas.

A ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 é de 93%, nesta segunda-feira, em Ribeirão Preto. Já os leitos de enfermaria estão com 79% de ocupação. Os dados da leitoscovid.org foram atualizados às 17h.  perdidas.


Imagem: Revide

Compartilhar: