Secretário de Saúde faz alerta pela vacinação infantil em Ribeirão Preto 
Segundo o secretário da Saúde, José Carlos Moura, déficit entre vacinados e não-vacinados na população infantil é preocupante

Secretário de Saúde faz alerta pela vacinação infantil em Ribeirão Preto 

Das 49 mil doses de vacinas infantis ofertadas pelo município, apenas 33 mil foram aplicadas até o momento

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto reforçou a importância da vacinação infantil contra Covid-19 na cidade, durante coletiva de imprensa em conjunto com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira,16.

Segundo o secretário da Saúde, José Carlos Moura, o déficit entre as vacinas infantis ofertadas ao município e as doses já aplicadas é preocupante. “Um dado importante é que ofertamos ao município 49 mil doses de vacinas para crianças. E nós percebemos nas últimas duas semanas uma queda na procura da vacina para as crianças. Dessas 49 mil doses que ofertamos, tivemos 33 mil doses aplicadas, isso nos mostra um buraco muito grande entre os vacinados e não-vacinados”, alertou. 

Por isso, Moura pediu aos pais que contribuam no combate à pandemia e levem os filhos para vacinação. "Isso tem nos preocupado. As aulas começaram, as crianças estão se encontrando mais e isso pode trazer consequências. Então é muito importante a vacinação dessa garotada toda e é isso que nós esperamos”, ressaltou o secretário municipal de Saúde. 

O coordenador do HC Criança, Paulo Henrique Manso, também alertou para o aumento no número de casos de Covid-19 entre as crianças.

“Do começo de janeiro até cerca de três semanas atrás, temos visto uma taxa de aumento no número de casos de crianças bastante significativo. Isso se deve ao que costumamos chamar de ‘tempestade perfeita’, uma soma de fatores: uma variante mais transmissível, uma população ainda suscetível por ainda não estar vacinada e o começo das aulas. Então esses fatores em conjunto têm feito com que o vírus se dissemine bastante rapidamente entre a população infantil”, disse o médico. 

“Felizmente apesar de ter aumentado muito o número, nós não temos percebido casos de gravidade exacerbada. Então a mensagem final é que essa população é a população-alvo agora para a vacinação”, completou. 

Leia mais:

Especialistas respondem dúvidas de leitores sobre a vacinação infantil em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, secretário estadual de Saúde reforça importância da vacinação infantil
 


Foto: Revide

Compartilhar: