Segundo lote de insumos para a produção da CoronaVac chega a São Paulo
Butantan também já solicitou uma nova remessa de 8 mil litros de IFA para a chinesa Sinovac

Segundo lote de insumos para a produção da CoronaVac chega a São Paulo

Matéria-prima possibilitará a produção de 8,7 milhões de doses da vacina no Butantan

O segundo lote de insumos para a produção da CoronaVac chegou a São Paulo na manhã desta quarta-feira, 10. Agora, a fábrica do Instituto Butantan poderá produzir mais 8,7 milhões de doses do imunizante com os 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que chegou por volta das 7h30, vindos da China.

No dia 4 de fevereiro, o Butantan havia recebido o primeiro lote de IFA, para a produção de 8,6 milhões de doses.

“Hoje no Brasil, praticamente de cada 10 pessoas vacinadas, 9 estão recebendo a vacina do Butantan. Com mais este lote, vamos permitir mais vacinação. Vacinando mais pessoas de idade, aquelas pessoas que ficam mais expostas ao vírus da Covi-19. Com muita alegria poderemos atender as outras faixas etárias, de pessoas com menos de 80 anos, mas que com mais de 60 anos fazem parte dos grupos mais vulneráveis. Em todo Brasil chegará a vacina da vida”, declarou o governado João Doria (PSDB) nesta manhã, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Produção

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do Estado, o Butantan também já solicitou uma nova remessa de 8 mil litros de IFA para a chinesa Sinovac. O objetivo é acelerar ainda mais a produção de novas vacinas na capital paulista.

Até agora, o Governo de São Paulo e o Butantan já entregaram 9,8 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, que coordena o PNI (Programa Nacional de Imunizações). Em janeiro, foram 6 milhões no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29. No dia 5 de fevereiro, outras 1,1 milhão de doses. “Estamos em um momento muito especial que é a retomada do recebimento dos insumos. É ele que vai garantir que a gente possa vacinar mais os brasileiros e outras faixas etárias”, declarou Gorinchteyn.

O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o final de abril, além de outras 54 milhões de vacinas com prazo a definir. “Com o lote que chegou na semana passada, começamos domingo a produção. 600 mil vacinas estão sendo produzidas por dia e agora não paramos mais até completar as 46 milhões, o que deve acontecer até abril”, falou Dimas Covas.

Por determinação do Governador João Doria, o Butantan também negocia com a parceira chinesa a liberação de 20 milhões de doses extras para garantir a vacinação de toda a população adulta do estado.

Vacinação

Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, divulgado na manhã desta quarta-feira, 10, foram imunizadas com a primeira dose da CoronaVac 23.262 pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos em instituições de longa permanência e com 90 anos ou mais no município.

Na tarde dessa terça-feira, 9, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que a vacinação contra o coronavírus será adiantada para os idosos acima dos 85 anos. A aplicação de doses nesse público, que estava marcada a partir do dia 15, irá começar na quinta-feira, 11.

O agendamento obrigatório já pode ser feito pelos idosos nessa faixa etária. A medida foi tomada por conta do ponto facultativo de Carnaval, pois não haverá vacinação nos dias 15 e 16 e, na quarta-feira, 17, a vacinação será retomada após as 13h30.

A prioridade do Executivo é vacinar todos os idosos para que, com isso, diminua significativamente a pressão na ocupação de leitos de UTI. "Nós fechamos o dia de hoje com 1.140 óbitos na cidade. E, 84,4% das pessoas que morreram em Ribeirão Preto, desde o início da pandemia, são pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, [...] quando a gente atingir a vacinação de 60 anos ou mais, nós vamos estar 'blindando' de morte", ressaltou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Nogueira também anunciou que mais dez leitos serão abertos no Hospital das Clínicas (HC) até a sexta-feira, 12. O prefeito também ressaltou que, caso a ocupação suba muito nos próximos dias, a prefeitura mesmo poderá criar medidas restritivas de retomada econômica e colocar a cidade na fase vermelha.


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: