Taxa de ocupação nas UTIs Covid chega a 89,6% em Ribeirão Preto nesta quarta, 3
Estado anunciará novas medidas para conter o avanço do vírus nesta quarta-feira, 3; expectativa é aplicação da fase vermelha

Taxa de ocupação nas UTIs Covid chega a 89,6% em Ribeirão Preto nesta quarta, 3

Dos 203 leitos disponíveis, 182 estão em uso e 122 pacientes com respiradores

A ocupação dos hospitais para o tratamento da Covid-19 chega, novamente, perto do limite em Ribeirão Preto. Na manhã desta quarta-feira, 3, a taxa de ocupação nos leitos de UTI está em 89,66%, com 182 leitos em uso de 203 disponíveis. Ao todo, nos hospitais públicos e privados do município, 122 respiradores estão em uso, segundo a plataforma LeitosCovid, atualizada pelos hospitais.

A sobrecarga nos hospitais públicos é ainda maior, de 94,5%. Dos 109 leitos de UTI Covid-19 disponíveis nessas unidades, 103 estão ocupados e 81 respiradores estão em uso. No Hospital das Clínicas (HC), referência no atendimento em todo o estado, todos os 48 leitos na unidade do campus estão ocupados. Na unidade de emergência, cinco dos oito leitos de UTI Covid estão ocupados.

Na rede privada de saúde, a taxa de ocupação das UTIs Covid está em 81,25%, segundo atualização da plataforma LeitosCovid, às 8h. São 65 leitos ocupados, de 80 disponíveis para o tratamento de pacientes mais graves da doença.

Por conta da atual situação em todo o estado, que está perto do colapso no sistema de saúde, o Centro de Contingência contra o Coronavírus de São Paulo se reuniu para discutir a situação da covid-19, nessa terça-feira, 2. Na tarde desta quarta-feira, 3, o governador João Doria anunciará novas medidas para conter o avanço do vírus. Entre as medidas, a expectativa é que todas as regiões passem para a fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva.

Hoje, segundo o estado, a DRS XII, que contempla Ribeirão Preto e mais 25 cidades, já está na fase vermelha por conta da alta nos índices de internação nas últimas semana. Mas, no município de Ribeirão Preto o prefeito Duarte Nogueira contrariou a decisão e adotou a classificação somente aos finas de semana. De segunda a sexta-feira, a cidade segue na faze laranja por determinação de um decreto municipal.

No início da semana, o promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) Sebastião Sérgio da Silveira moveu uma ação contra o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), por conta do decreto que manteve a cidade na Fase Laranja do Plano São Paulo.

O pedido é para uma ação civil pública e uma de improbidade administrativa, com pedido de tutela de urgência. Com essa denúncia, o MPSP espera derrubar o decreto da Prefeitura e retornar a cidade para a Fase Vermelha, além de solicitar o afastamento de Nogueira. A ação foi movida no dia 28 de fevereiro, mas a Justiça já solicitou mais informações à promotoria, por alegar "vicíos" no pedido.

Ribeirão Preto já registrou 1.239 mortes e 52.996 casos confirmados desde o início da pandemia no município.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: