UPA terá estrutura para atender casos do novo coronavírus em Ribeirão Preto

UPA terá estrutura para atender casos do novo coronavírus em Ribeirão Preto

Segundo secretário da Saúde, unidade vai reforçar estrutura com barracas para receber pacientes

Nos próximos dias, Ribeirão Preto vai ganhar um reforço no atendimento a pessoas que apresentem sintomas do novo coronavírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, e o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disseram em uma reunião por videoconferência com autoridades e representantes de várias áreas, a Unidade de Pronto atendimento (UPA) da 13 de Maio terá uma estrutura para o atendimento da covid-19.

Sandro Scarpelini esclareceu que serão montadas quatro tendas de atendimento que vão concentrar os primeiros casos suspeitos do novo coronavírus. “Faremos um ‘bolsão’ para atendermos todos esses casos suspeitos. Teremos também uma estrutura de hospital de 160 metros quadrados para esses atendimentos”, explicou.

O secretário também destacou que a cidade ainda não tem demanda para hospitais de campanha, como foi montado na capital. Mas, que todo o reforço necessário para o atendimento local será feito. Sandro Scarpelini citou que o hospital de Serrana está preparado para os casos na região e também o de retaguarda Francisco de Assis, em Ribeirão.

Segundo Duarte Nogueira, a estrutura do antigo hospital está sendo preparada para receber até 30 leitos. “Com esses recursos, podemos adaptar as estruturas para criarmos mais 50 leitos em Ribeirão Preto, além dos já existentes nas redes pública e privada”, explicou Nogueira.

Ainda segundo o prefeito, são 2,5 mil leitos hospitalares na cidade, sendo 1.592 na rede pública e 908 em hospitais particulares. São 340 leitos de UTI, sendo 269 do SUS. Sandro Scarpelini destacou que são 370 respiradores nos sistemas público e privado na cidade.

Detalhes sobre o funcionamento das tendas na UPA e também da estrutura no hospital Francisco de Assis ainda serão divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: