USP Ribeirão Preto busca voluntárias para pesquisa sobre alimentação durante pandemia
Formulário da pesquisa deve ser respondido on-line

USP Ribeirão Preto busca voluntárias para pesquisa sobre alimentação durante pandemia

Estudo quer avaliar mudança de comportamento dos hábitos alimentares durante o isolamento social e prevenir comportamentos prejudiciais à saúde

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP vai avaliar as mudanças no comportamento alimentar durante a pandemia de Covid-19 e procura voluntárias para responder questões por meio de um formulário on-line. Podem participar da pesquisa mulheres com idade igual ou superior a 19 anos de todo o País.

Com o título "Influência do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 nas escolhas alimentares de mulheres de diferentes estados nutricionais", o objetivo principal da pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina (FM), é fazer um levantamento e uma análise de como mulheres brasileiras de diferentes raças, classes sociais e estados nutricionais se comportam frente à pandemia e isolamento social, em relação aos seus hábitos e escolhas alimentares.

Segundo nota divulgada pelo Jornal da USP, em longo prazo, pretende-se colaborar no desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate ao aumento da incidência e prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) que podem ser desenvolvidas e iniciadas com hábitos alimentares inadequados no período de quarentena.

O formulário on-line que as voluntárias devem preencher possui questões que abrangem dados pessoais, socioeconômicos, demográficos, antropométricos e referentes aos hábitos e consumo alimentar. Também há perguntas sobre aspectos psicológicos, como a razão que leva a comer determinados alimentos (vontade, saúde, convenção social, etc) e sobre o sentimento em relação ao próprio corpo. A pesquisa é coordenada pelos professores Carolina Nicoletti Ferreira Fino, da FMRP, e Bruno Gualano, da FM.

Acesse o formulário da pesquisa neste link.

*Com informações do Jornal da USP


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: