Vacina contra Covid-19 desenvolvida em RP está em fase final de estudos pré-clínicos
Segundo a presidente da Farmacore, Helena Faccioli, a rotina de produção está acelerada.

Vacina contra Covid-19 desenvolvida em RP está em fase final de estudos pré-clínicos

Imunizante está sendo desenvolvido pela startup Farmacore, em parceria com a americana PDS Biotech e com a Faculdade de Medicina de Ribeirão

A Vacina contra Covid-19 que está sendo desenvolvida em Ribeirão Preto chegou à fase final de estudos pré-clínicos. O imunizante está sendo desenvolvido pela startup Farmacore, em parceria com a americana PDS Biotech e com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Chamada de Versamune-CoV-2FC, a vacina é produzida a partir de proteínas do próprio vírus SARS-CoV-2 combinadas com o Versamune®, um ativador de células T desenvolvido pela PDS Biotech, que “entrega” as proteínas para os linfócitos (células de defesa), incitando a produção de anticorpos no organismo. 

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) é responsável por realizar parte dos exames pré-clínicos.  

Fase final

O projeto está em fase final de testes em animais e, em breve, a documentação deve ser entregue à Anvisa, que já declarou apoio ao projeto e está auxiliando com orientações relacionadas às normas regulatórias e documentações exigidas pela agência.

Depois de concluída a fase pré-clínica e aprovada junto à Anvisa, a Farmacore estima que em até três meses de estudos clínicos consigam dados suficientes para o início da fase três, quando se estudam os efeitos do imunizante em um grande grupo de indivíduos.

A tecnologia utilizada pela Farmacore é mais recente e diferente de outras vacinas adquiridas e desenvolvidas em território brasileiro, como a CoronaVac do Butantan que utiliza o coronavírus inativado, ou a da Astrazeneca e Universidade de Oxford que usa o material genético do novo coronavírus inserido em um adenovírus. 

“A tecnologia de produção da vacina é de fácil escalonamento, o que possibilitará sua fabricação em território brasileiro e licenciamento aos demais países”, explica Helena Faccioli, CEO da Farmacore.

 

*Texto Enrico Molina


Foto: Rafael Barreto/Divulgação

Compartilhar: