Vacinação contra a Covid-19 em idosos acima dos 90 começa na segunda-feira, 8

Vacinação contra a Covid-19 em idosos acima dos 90 começa na segunda-feira, 8

Prefeitura implanta sistema obrigatório de agendamento para evitar filas

A campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima dos 90 anos começa na próxima segunda-feira, 8, em Ribeirão Preto. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 5, durante entrevista coletiva concedida no Palácio do Rio Branco, sede da Prefeitura. Ao todo, o município espera vacinar cerca de 5 mil idosos com idades acima dos 90 anos. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, a distribuição de doses das vacinas – tanto Coronavac quanto a AstraZeneca – têm demorado mais do que o previsto.

"Ainda não estamos recebendo vacina em número que é suficiente para fazer tudo o que é necessário. Alias, está chegando muito menos do que nós mesmos esperávamos que chegaria. [...] Nós ainda não temos todas as doses, isso não depende do município.", declarou o secretário. 

Apesar da lentidão para a chegada das doses, o governo municipal garante que o município receberá as doses necessárias para vacinar toda a população.

"Vai chegar a vez de cada um. Vamos ter que paciência para aguardar essa vacina", ressaltou Scarpelini.

Originalmente, o município não previa iniciar a campanha apenas com a faixa dos maiores de 90 anos, porém, tendo em vista o estoque de aproximadamente 5,5 mil vacinas, optou por começar por essa faixa etária. Dados do IBGE estimam que o município tenha cerca de 5 mil idosos acima dos 90 anos, porém, os dados não são precisos.

Vacinação

Para que o idoso receba a dose da vacina será obrigatório o agendamento no site da Prefeitura ou por telefone. O agendamento pode ser feito pela página da Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura. Durante o cadastro, será solicitado o número do CPF e a data de nascimento.

Já a partir deste sábado, 6, será possível realizar o agendamento por telefone das 8h às 17h, de segunda a domingo, nos seguintes números: (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442.

- Ao realizar o agendamento será gerado um número de protocolo, além de ser informado a data e o local de vacinação 

- Pré-cadastro (opcional)

Antes de receber a vacina, será feito um pré-cadastro do idoso no sistema do Estado do Governo de São Paulo. Porém, para agilizar o atendimento, existe a possibilidade de que esse cadastro seja feito direto pelo site do governo estadual. Basta acessar o site Vacina Já e realizar o pré-cadastro.

Essa opção não é obrigatória, mas é recomendada, já que diminui o tempo que o idoso ficará exposto.

- No dia da vacinação

Após realizar o agendamento obrigatório, o idoso será informado da data, horário e local da aplicação da dose, além de receber um número de protocolo que ele deverá apresentar no dia. Esse número poderá ser impresso ou simplesmente anotado em um papel ou celular. 

- A vacinação acontecerá entre os dias 8 e 12 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, em 36 postos de vacinação.

- Os idosos deverão apresentar os seguintes documentos no posto de saúde:
- Documento oficial com foto (RG, CNH, etc.)
- CPF
- Comprovante de residência atualizado
- Protocolo de Agendamento gerado após a finalização de agendamento no site ou telefone

- Idosos acamados ou sem mobilidade

Após o agendamento, a família deverá comunicar a unidade de saúde que encaminhará uma equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) que aplicará a vacina. 
 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: