Vacinação em massa contra Covid-19 em Serrana alcança 66% dos voluntários
Marcos Borges, diretor do Hospital Estadual de Serrana, e Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em coletiva do Projeto S

Vacinação em massa contra Covid-19 em Serrana alcança 66% dos voluntários

No último domingo, dia 4 de março, foi finalizada a administração da segunda dose da vacina no penúltimo grupo de moradores.

Pesquisa inédita do Instituto Butantan de vacinação em massa no município de Serrana, o Projeto S, atingiu 66% dos voluntários no último domingo, 4 de março, quando o penúltimo grupo de moradores, o Grupo Cinza, recebeu a segunda dose da CoronaVac. Na quarta-feira, dia 7 de março, o último grupo, o Azul, começa a receber a segunda dose do imunizante até o próximo domingo, dia 11. 

Entre os dias 31 de fevereiro e 4 de março, 5.866 voluntários do Grupo Cinza receberam a segunda dose do imunizante do Instituto Butantan. Ao todo, o Projeto S já imunizou 18.535 voluntários de Serrana com duas doses da CoronaVac, equivalente a 66% dos participantes cadastrados na pesquisa. 

O próximo, e último grupo a receber a segunda dose da vacina contra Covid-19, é o Grupo Azul, que começa a receber o imunizante na quarta-feira, dia 7 de março, até o dia 11 de março, das 14h às 20h30 de quarta a sexta, e das 8h às 15h30 aos sábados e domingos.

A enfermeira Glenda Renata de Moraes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Serrana que acompanha o Projeto S, aconselha aos voluntários que, antes de buscar os postos de vacinação, os moradores se alimentem, levem água e evitem marcar compromissos posteriores, pois o processo pode demorar.

“A gente tem recebido muito pouco evento adverso nessas primeiras semanas da segunda dose. Não chega a 1% de ocorrência na comparação com o total de vacinas aplicadas desde o dia 17 de fevereiro. Quem já passou pela primeira fase sabe que a primeira dose foi tranquila.” explica a enfermeira. 

A previsão é de vacinar, com a segunda dose, todos os 27.711 voluntários que receberam a primeira dose da CoronaVac durante a primeira fase do Projeto S.


Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Compartilhar: