Vacinação para grupos específicos não exigirá agendamento em Ribeirão Preto
Segundo Prefeitura, erro de comunicação induziu um excesso de agendamentos no site

Vacinação para grupos específicos não exigirá agendamento em Ribeirão Preto

Todos os agendamentos foram cancelados; confira as regras para cada grupo

Por um erro de comunicação da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto – que induziu a um agendamento indiscriminado de pessoas fora das categorias especificadas –  foram cancelados todos os agendamentos feitos no site da prefeitura de Ribeirão Preto para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em  pessoas com síndrome de Down, com idade entre 18 e 59 anos, pacientes transplantados imunossuprimidos, com 18 a 59 anos, e pessoas com deficiência permanente, com 55 a 59 anos de idade.

A aplicação da primeira dose da vacina para as três categorias citadas, sem a necessidade de agendamento, acontecerá no próximo sábado, dia 15 de maio, a partir das 8h, em Unidade de Saúde a ser definida e divulgada durante a semana.

No dia da aplicação, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço de Ribeirão Preto. Para pessoas com deficiência permanente será obrigatória a apresentação do comprovante de Benefício Prestação Continuada (BPC) para receber a vacina.

Para todos os grupos, no dia e horário agendados para receber a vacina, será preciso ter em mãos, também, um documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço de Ribeirão Preto atualizado.

Pessoas acamadas

As pessoas acamadas, dessa faixa etária, poderão receber a vacina em sua própria casa, por meio do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.

Gestantes

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência. 

Em seguimento a recomendação da Anvisa, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão informou que irá suspender temporariamente o agendamento para gestantes e puérperas em Ribeirão Preto, pois o lote recebido para este grupo era do fabricante AstraZeneca.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer.


Foto: Alexandre de Azevedo/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: