Variante Ômicron: Saúde investiga caso suspeito em Ribeirão Preto
Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto investiga o caso nesta terça-feira, 30 de novembro

Variante Ômicron: Saúde investiga caso suspeito em Ribeirão Preto

Pasta não deu detalhes mas confirmou a coleta de material para análise e aguarda o resultado

*Matéria atualizada às 18h32 de terça-feira, 30.

A Secretaria Municipal da Saúde informou nesta terça-feira, 30, que investiga um caso de Covid-19 em Ribeirão Preto que pode ter sido ocasionado pela variante nova Ômicron.

Em nota, a Secretaria não deu detalhes, mas confirmou que coletou o material do paciente para a análise e aguarda o resultado.

Variante Ômicron

Batizada de Ômicron - letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a nova variante do coronavírus foi confirmado em regiões da África, a cepa B.1.1.529, foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.Além de países vizinhos a Botsuana, África do Sul, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia), casos da variante Ômicron também foram registrados em outras regiões. Hong Kong, na China, foi a primeira delas. Israel e Bélgica também tiveram registros, casos que seguem isolados.

Leia mais:

Dois casos da variante Ômicron são confirmados no Brasil

Casos confirmados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na tarde desta terça-feira, 30, que serão enviadas para análise laboratorial as amostras de dois brasileiros que apresentaram resultado positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein.

O caso positivo investigado é de um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23. O passageiro portava  resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e ia fazer novo teste, acompanhado de sua mulher, para poder embarcar. Nesse novo teste os dois testaram positivo para a covid-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

Leia mais: 
Saúde abre agendamento da 3ª dose para pessoas imunizadas até 1º de julho

LabMóvel do Instituto Butantan será instalado em Ribeirão Preto


Imagem: Arte Revide 

Compartilhar: