10 coisas que você precisa saber sobre a Festa do Peão de Barretos

10 coisas que você precisa saber sobre a Festa do Peão de Barretos

O Portal Revide listou algumas curiosidades sobre o evento, como calendário de rodeios, mapa do parque e segurança ao público; veja na reportagem  

A 64ª Festa do Peão de Barretos, que começa nesta quinta-feira, 15, conta com uma megaestrutura para receber cerca de 1 milhão de visitas durante o evento, que acontece até o dia 25 de agosto, no Parque do Peão.

Para atender a demanda de visitantes, que é equivalente à população da cidade de Maceió, a festa tem a participação de mais de 10 mil profissionais, que trabalham direta e indiretamente.

Confira abaixo uma lista de 10 coisas que você precisa saber sobre o evento:

1- Infraestrutura

A associação “Os Independentes”, promotora da festa, conta com uma equipe formada por mais de 2,5 mil profissionais para atuar, principalmente, no atendimento, manutenção e segurança do Parque do Peão, que possui uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, o equivalente a cerca de 280 campos de futebol similares ao do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

2- Segurança ao público

A minicidade abrange estrutura de seguranças particulares, brigadistas, mais de 60 câmeras de monitoramento – com central funcionando durante 24 horas –, além de postos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Pronto Atendimento e posto de atendimento odontológico para urgências e emergências.

3- Estacionamento e camping

Quase todo público da festa do peão é composto por turistas. Para proporcionar conforto a essas pessoas, a organização conta com 15 mil vagas de estacionamento para carros. Este público também poderá acampar no parque em um camping oficial, que funciona no próprio local, e tem capacidade para receber cerca de 15 mil pessoas.

4-História

O visitante da 64ª Festa do Peão de Barretos também tem a oportunidade de conhecer espaços que reproduzem locais e situações vivenciadas pelo peão boiadeiro. No local onde é realizado o concurso da Queima do Alho, as pessoas têm a oportunidade de apreciar a reprodução de um "ponto de pouso", onde os tropeiros faziam suas paradas, e que conta com réplicas de um armazém, capela, entre outras construções similares a de pequenas vilas rurais. Já no Museu Histórico e Folclórico do Peão de Boiadeiro, também conhecido como Memorial do Peão, o público conhece acessórios e equipamentos que eram utilizados pelos tropeiros durante a condução da boiada nas viagens realizadas.

5-Oportunidade econômica

A festa de Barretos movimenta toda economia daquela região. Oferece, também, a oportunidade para pessoas que viajam de longe e trabalham no setor de serviços, como a venda de alimentos. É o caso do empresário Dilson Salomão, o "Xuxa", que sai de Londrina, no Paraná, há 40 anos, para produzir pão quentinho todo dia na Festa de Barretos. Sua equipe conta com 10 pessoas e ele monta toda estrutura com 10 dias de antecedência para já atender os responsáveis pela montagem do evento. "Produzimos pães para os estandes, lanchonetes, restaurantes e também para o público. Chegamos a vender 25 mil pães no mesmo dia", afirmou Xuxa.
Festa do Peão recebe visitantes de todo país

6- Futuro ecológico

O Parque do Peão é o principal ponto turístico de Barretos e, a partir das próximas temporadas, o evento terá um apelo ambiental. Através de um acordo firmado com empresas de energia, o complexo receberá uma Usina Fotovoltaica com potência instalada de 986 kWp de energia solar, mais que o suficiente para abastecer todo o local. As construções terão início em outubro. A não utilização de energia elétrica fará com que o Parque do Peão deixe de emitir para o meio ambiente mais de 100 toneladas de gás carbônico.

7- Montaria

Durante todos os dias, o público terá acesso à provas de montaria no rodeio. Confira a programação:

15 a 18 de agosto – Rodeio Interestadual
15 a 18 de agosto – The American Run
16 a 18 de agosto – Campeonato Barretos - Três tambores e Team Penning
19 a 21 de agosto – Copa os Independentes - Três tambores e Working Penning
19 a 21 e 24 de agosto – Liga Nacional de Rodeio
22 a 25 de agosto – 27º Barretos International Rodeo
22 a 25 de agosto – Confederação Nacional de Rodeio (CNAR)
22 a 25 de agosto – Rodeio Júnior

8- Menores de idade

A entrada de menores de idade é permitida desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Entretanto, é proibida a entrada e permanência de menores de 18 anos no Camarote Brahma, na Pista Prime e no Camarote Open Super Bull, mesmo que acompanhados pelos responsáveis legais.

9- Inserção feminina

O Rodeio de Barretos de 2019 marca um novo início de pensamento dos organizadores com a escolha da dupla feminina Simone e Simaria como embaixadoras desta temporada. Elas são as primeiras mulheres a receberem o título. O mesmo acontece nas provas de montaria. A jovem Bárbara Gabriele, de 17 anos, será a primeira garota a participar do Rodeio Junior da Festa do Peão de Barretos. Criada em 1987 com a intenção de revelar novos talentos para o rodeio profissional, até o ano de 2018, a disputa só aceitava competidores do sexo masculino. Porém, neste ano, a mineira conquistou sua vaga e será a única mulher na competição.  

10-Confira o mapa aéreo da Festa em 2019:


Foto: Aquino José e André Monteiro

Compartilhar: