A 18ª edição da Feira Nacional do Livro é lançada em Ribeirão Preto
Escritores, entidades e leitores do município compareceram ao evento

A 18ª edição da Feira Nacional do Livro é lançada em Ribeirão Preto

Neste ano, o evento ocorrerá do dia 20 a 27 de maio

Com espetáculo cênico e musical, a Fundação do Livro e Leitura lançou, na noite dessa quarta-feira, 25, a 18ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, no Theatro Pedro II. Neste ano, o evento ocorrerá do dia 20 a 27 de maio, com o tema “As histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz”.

Leia mais: 
Lázaro Ramos e Fernanda Takai estão confirmados na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

O principal destaque da noite foi a apresentação "Canto da Alma”, com os cantores da Academia Livre de Música e Artes (Alma). O espetáculo foi acompanhado por piano e o repertório contou com obras de W.A. Mozart, G. Puccini, G. Verdi, G. Rossini, etc. Além da apresentação, o evento também contou com a presença de entidades estatuais e municipais.



Neste ano, os vice-presidentes da feira, Edgard de Castro e Dulce Neves, esperam atingir todos os públicos. Dulce conta que a feira é formadora por leitores. “Temos de incentivar e isso é possível graças aos apoiadores”. “Hoje é uma noite feliz, assim como será a feira”, complementa Castro.

O gerente de cultura do SESC São Paulo, André Dias, esteve em Ribeirão Preto para a festa de lançamento. “O Sesc tem o prazer de ser colaborador e parceiro da feira, que é uma das principais no país. A motivação maior é estimular a leitura”, diz.

Homenageados

Para a atual presidente da fundação, Adriana Silva, homenagear é a maneira que a feira encontra para enaltecer o trabalho em prol da educação.  “A Fundação tem feito o seu papel como incentivadora de leitura. Já sabemos que o ribeirãopretano lê mais do que a média nacional. Vamos em busca de mais um trabalho positivo”, fala.

Entre os homenageados deste ano, estão Antonio Candido como “Autor Educação”, Sérgio Roxo da Fonseca como “Patrono” e Heloisa Martins Alves como “Professora”. “Nos sentimos muito honrados com a homenagem. Vivemos o presente, que é o passado e o futuro, ou seja, não é apenas a feira de 2018, mas todas as que aconteceram e as que virão. O projeto de incentivo à leitura e educação é continuo”, aborda Fonseca.
Heloisa é a professora homenageada desta temporada
Integrante desde a primeira edição da feira na cidade, Heloisa fala sobre o sentimento de estar entre os homenageados. “É uma alegria enorme um professor receber tamanho reconhecimento. Tive a oportunidade de ver a evolução do projeto. O fato de colocarmos uma escola pública dentro da feira só é possível pelo trabalho realizado por todos. Começamos com o Otoniel Mota, mas este ano vamos praticar o projeto “Combinado Palavras” em todas as escolas públicas do município”, conta.

Visão local

Vilma Vendrusculo é mãe de um escritor e também esteve presente no lançamento. “Acho a Feira do Livro muito importante, principalmente para os jovens. É uma forma de incentivar a leitura, pois é muito difícil encontrarmos jovens que preferem os livros ao invés da tecnologia. Tudo é baseado em incentivo da família e das escolas”.
Vilma em meio aos amigos
Outro nome regional que compareceu ao evento foi o Poeta Toledo, como prefere ser chamado. “A Feira é importante para Ribeirão Preto e para outras cidades. No meu conceito ela é necessária, pois leva o livro ao público. Em um país de poucos leitores, é importante que haja este tipo de realização”.

Toleto declamou um de seus poemas ao Portal Revide. Confira:

 


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: