19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto recebeu 183 mil visitantes

19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto recebeu 183 mil visitantes

No encerramento do evento nesse domingo, 15, a organização anunciou a 20ª edição que terá o tema “20 anos depois e agora?” e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020

A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terminou nesse domingo,16, e contabilizou um público de cerca de 183 mil pessoas durante oito dias de evento. Nesta edição, a Fundação do Livro e Leitura inovou na apresentação do seu tema central: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”O desafio da organização da feira, além de incentivar a participação da população em todas suas esferas, envolver estudantes e garantir o seu pilar fundamental de formar novos leitores, foi também unir os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável às propostas e mensagens transmitidas por todas atividades incluídas na programação. “Primeiro fizemos as pessoas pensarem para que elas reflitam sobre as questões e as causas dos 17 ODS e, depois, possam criar transformações em si mesmas e nos outros”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Para a curadora da feira e vice-presidente da Fundação, Adriana Silva, essa edição foi muito importante e especial, porque consolidou um formato adotado em 2014, que é um modelo de gestão em rede. “Quem passeou pela feira pôde perceber que a sociedade ribeirão-pretana, organizada em suas instituições, estava presente, fosse através do ensino superior - com todas as instituições, com as entidades que trabalham com inclusão e atendimento a pessoas com deficiências. Todas elas aderiram e participaram com agenda própria”. A curadora garante que, a partir de agora, a equipe toda já está pronta pensando em 2020, com várias novidades para a próxima edição.

Neste ano 17 locais receberam a população e abrigaram as atividades da programação completa. São eles: ACIRP, Biblioteca Padre Euclides, Centro Cultural Palace, Coreto Praça XV de Novembro, Espaço Sustent’arte, Esplanada do Theatro Pedro II, Estande Fundação do Livro e Leitura, Gabinete de Curiosidades e Habilidades – SESC, Palacete Camilo de Mattos (para visitação monitorada), Praça Carlos Gomes, Praça XV de Novembro, Sesi Castelo Branco, Sincovarp Auditório, Teatro Marista, Teatro Municipal, Tenda Sesc e Theatro Pedro II.  Além disso, cerca de 40 estandes de livrarias, editoras e instituições estiveram presentes. Foram vendidos mais de 12 mil títulos, totalizando aproximadamente R$ 500 mil.  

Pré-Lançamento da 20ª edição

No encerramento da Feira do Livro, a organização do evento anunciou a 20ª edição que terá o tema 20 anos depois e agora?” e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin; a autora infantojuvenil será Semírames Paterno; autor local, Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local), Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira. “O grande desafio da próxima feira é que ela será transformada em Feira Internacional de Literatura e lançará daqui para frente coligações com pelo menos um país por edição. É um grande passo na história desta festa literária”, completa a curadora, Adriana Silva.


Foto: João Camargo

Compartilhar: