40tena Cultural tem últimas atividades em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+
Semana especial terá a presença da primeira mulher trans nas Forças Armadas do Brasil, Bruna Benevides
Para a última semana de atividades em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Fundação Feira do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza o bate-papo “A Utopia da Igualdade”, nesta quarta-feira, 30, às 20h, com a participação da primeira mulher trans nas Forças Armadas do Brasil, Bruna Benevides, e a drag queen, ativista e produtora cultura, Ruth Venceremos.
A atividade será transmitida ao vivo no Instagram, no canal do Youtube e no Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
No bate-papo, a militar explica que os principais pontos para conquistar uma sociedade com igualdade, é reconhecer a subjetividade e os atravessadores que dificultam o acesso a direitos, cidadania e humanização de grupos excluídos. "Queremos que o Estado repare a injustiça que esses grupos tenham enfrentado ao longo da história. É uma utopia, porque é óbvio, estamos vivendo e dialogando sobre uma estrutura que é capitalista, mas pautada no racismo, na misoginia, na transfobia e em várias formas de inferiorizar grupos e hierarquizar relações sobre outros", comenta Benevides.
"O público pode esperar, principalmente, posicionamentos críticos, mas também propositivos, para que consigamos avançar em uma sociedade democrática, que favoreça o diálogo, que todas as pessoas que, de alguma forma, se sintam injustiçadas, possam pensar e refletir juntamente para garantir o bem-estar social tão sonhado", completa a militar.
Educação em debate
Neste sábado, dia 3 de julho, às 16h, ocorre a atividade “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva”, com a contadora de histórias Thayame Porto, no Instagram, no canal do Youtube e na plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Será a primeira atividade cultural de julho, com o tema do mês “Educação para todos”.
Segundo a contadora, o livro aborda lugares afetivos dos saberes e da educação. Lendo a obra de Cidinha da Silva, a contadora entendeu o contexto educativo e que as redes públicas estão trabalhando nessa perspectiva. "É um livro que fala da transmissão do conhecimento a partir da oralidade, o quanto esses territórios estão além da sala de aula, podendo ser embaixo de uma roseira. E o quanto um caderno também pode ser um pedaço de madeira ou pedaço de planta", explica Thayame Porto.
Serviço;
Bate-papo: “A Utopia da Igualdade” com Bruna Benevides, primeira mulher trans nas Forças Armadas do Brasil e Ruth Venceremos, drag queen e ativista LGBTQIAP+
Data: Quarta-feira, 30 de junho
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), Canal no YouTube e Plataforma Digital da Fundação Feira do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Contação de história: “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva” com Thayame Porto
Data: Sábado, 3 de julho
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), Canal no YouTube e Plataforma Digital da Fundação Feira do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
*Com informações de Verbo Nostro Comunicação Planejada
Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)