48° Salão de Arte de Ribeirão Preto está aberto à visitação
O SARP é organizado pelo MARP e se destaca entre os principais salões de arte do Brasil

48° Salão de Arte de Ribeirão Preto está aberto à visitação

Mostra vai até o dia 10 de outubro com obras de 28 artistas selecionados

O 48° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporâneo, começou na última sexta-feira, 04, com a abertura oficial do que é considerado um dos mais tradicionais e importantes salões de artes do Brasil. Aberto ao público até o dia 10 de outubro, o SARP traz obras de 28 artistas selecionados.

 

Realizado pelo MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi”, equipamento da Secretaria da Cultura e Turismo, o SARP é uma exposição que fomenta a promoção da produção artística contemporânea, além de desempenhar um importante papel na formação cultural da população, com a possibilidade de acesso às exposições.

 

“Neste ano, tivemos uma novidade ao fomento das artes plásticas. Além dos três principais prêmios, optamos por fomentar todos os selecionados com uma ajuda de custo de R$ 500. Ainda uma ajuda modesta aos nossos artistas, mas é uma semente que estamos plantando e, ano a ano, vamos otimizar este fomento aos nossos artistas, produtores, fazedores e profissionais da cultura”, afirmou o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

 

O SARP é organizado pelo MARP e se destaca entre os principais salões de arte do Brasil. Sua primeira edição foi realizada em 1975 e a cada ano publica um edital para as inscrições dos artistas, realizando processo de seleção das obras inscritas, com premiação.

 

Em quase 50 anos, o SARP democratiza o acesso de jovens artistas ao circuito das artes, além de cumprir seu papel mais importante, realizar um panorama anual da produção contemporânea de arte, a partir dos projetos inscritos, propiciando a formação de público em Ribeirão Preto e região. Outra importante ação é constituir uma excelente coleção de obras públicas para o acervo do MARP, proveniente das premiações das edições anuais do Salão.

 

Edição de 2023

 

Neste ano, o MARP recebeu 999 inscrições, recorde para uma única edição, com 980 válidas, mostrando por que o SARP é considerado um dos mais tradicionais e importantes salões de artes do Brasil. Sua representatividade está nos artistas inscritos de 24 estados brasileiros, de 180 cidades. Sendo São Paulo (368), Rio de Janeiro (72), Ribeirão Preto (56), Belo Horizonte (50) e Curitiba (29), às cinco cidades com mais artistas inscritos.


Divulgação

Compartilhar: