A volta das festas juninas
Igrejas e clubes se preparam para receber o público nas tradicionais quermesses

A volta das festas juninas

Após dois anos sem festas juninas, Ribeirão Preto volta a receber um dos eventos mais tradicionais da cultura brasileira

Após dois anos sem poder pendurar bandeirinhas, dançar quadrilha e acender a fogueira, as festas juninas voltam a fazer parte do calendário nacional. A expectativa do retorno, após o período pandêmico é alta não somente para as paróquias, mas também para instituições privadas e família. Com a popularização das festas juninas em todo o país, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comuns e esperados. De acordo com Dom Guilherme das Mercês, da Basílica Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, a festa é tão esperada as reuniões tem ocorrido de forma antecipada para melhor preparação das comidas, música, ambiente familiar e os ritos católicos tradicionais. “As reuniões já estão acontecendo pois cada pastoral se responsabilizará por uma barraca, isso significa a busca por doações e também pessoas que possam vir doar seu tempo”, afirma. Os momentos de festa na Santo Antônio serão dois: o primeiro para comemorar o padroeiro da paróquia, Santo Antônio de Pádua, do dia 10 a 13 de junho, sendo 13 com a quermesse durante o dia inteiro. Já no Santuário das Sete Capelas a quermesse acontece de 24 a 26 de junho, com a necessidade de comprar o ingresso antecipadamente, com valor simbólico de três reais. 

Dom Guilherme acredita que esta festa junina será caracterizada pela esperança. “Será uma festa junina com espírito de ressurreição. Passamos por dias de escuridão, medo e de muita solidão. Agora é o momento do reencontro, da alegria, do sorriso, da felicidade de podermos estar juntos e trabalharmos todos em prol dessa mesma causa. Mesmo assim, mantermos sempre os protocolos sanitários e de higiene, pois como dizia minha querida avó: prudência e canja de galinha, não fazem mal a ninguém”, ressalta.

O retorno das festas presenciais se deve ao avanço da vacinação e consequentemente a reabertura das atividades comerciais. O pároco Paulo Henrique Martins, da Paróquia Santa Teresinha Doutora, comemora a volta sem se esquecer de todos os protocolos que ainda precisam ser seguidos. “Com a volta das pessoas frequentando a paróquia pensamos, com as devidas restrições, em retomar nossa tradicional quermesse após dois anos fechados. Em 2019 contamos com a presença de 2,5 mil pessoas por noite. Esperamos este mesmo público para este ano uma vez que as pessoas estão procurando retomar sua vida cotidiana”, acrescenta. Nesta paróquia, a festa será nos dias 27 e 28 de maio e 3 e 4 de junho, sexta às 19h e aos sábados às 18h, com show de prêmios, barracas de comidas e bebidas típicas. 

MAIS OPÇÕES 

Além das opções tradicionais nas igrejas, o ribeirãopretano poderá aproveitar uma boa quermesse em outros ambientes. A festa junina do clube Magic Gardens será realizada nos dias 10, 11 e 12 de junho.
 Alexandre Balbo, empresário e presidente do Magic Gardens, ressalta sobre o sentimento que é estar de volta. “Estamos felizes em poder proporcionar essa diversão cultural para milhares de sócios e não sócios com o retorno dessa festa formatada com muito amor e capricho, sempre com decoração típica e que acontece todo ano nas dependências do clube e em frente a nossa lagoa. As pessoas irão se surpreender como essa edição que estamos preparando. Com shows musicais, quadrilha, várias barracas de comidas típicas, show pirotécnico, parque do gorilão, bingo beneficente e muito mais”. A estimativa é de que o evento receba cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de festa. Trazendo à tona o sentimento de integração cultural entre as famílias com diversão, boa comida e alegria. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: