Abertura de temporada da USP Filarmônica terá obras de compositores pretos e pardos brasileiros dos séculos XVIII e XIX

Abertura de temporada da USP Filarmônica terá obras de compositores pretos e pardos brasileiros dos séculos XVIII e XIX

Concerto, que comemora ainda os 15 anos da Faculdade de Direito da USP, acontece no dia 4 de abril, às 20h, no Theatro Pedro II, com entrada gratuita

A USP Filarmônica inaugura sua temporada de concertos 2023 no dia 4 de abril, às 20h, no Theatro Pedro II, com uma apresentação gratuita que irá reverenciar compositores e poetas pretos e pardos brasileiros dos séculos XVIII e XIX, comemorando ainda a efeméride de 15 anos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

 

 

Do repertório constam obras de Manuel Dias de Oliveira, José Maurício Nunes Garcia, Domingos Caldas Barbosa (Lereno de Selinuntino), José Maria Xavier, Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, entre outros – todos compositores e poetas pretos e pardos, aqui num projeto de reconstrução de memória da música brasileira por parte do Núcleo de Pesquisa de Música da USP de Ribeirão Preto (NAP-CIPEM).

 

 

A USP Filarmônica contará com os solistas Yuka de Almeida Prado (soprano), Anita Prado (mezzo-soprano), Alexandre Mazzer (barítono), Carla Rincón (spalla convidada), João Paulo Henrique da Silva (clarineta), Samuel Pompeu (saxofone), Gustavo Silveira Costa (violão) e Matheus Luís de Andrade (percussão). A regência é do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

 

 

O clarinetista ribeirãopretano Aluizio da Cruz Prates será homenageado no concerto. Nascido em 1925, iniciou a carreira musical aos 19 anos, na Banda da Polícia Militar de São Paulo. Integrou ainda, por 35 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. É hoje o decano da música na cidade.

 

 

Como sempre em seus concertos, a USP Filarmônica recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de convites nem retirar ingressos. O Theatro Pedro II está localizado no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370.

 

 

 

O mesmo repertório será apresentado na Catedral de São Carlos no dia 5 de abril, quarta-feira, às 20h, também com entrada livre e gratuita.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: