Academia Livre de Artes e Música apresenta série de recitais orquestrados por alunos
Vídeos foram gravados na sala de concertos da Tulha da USP em Ribeirão Preto
A Academia Livre de Artes e Música (Alma) apresenta, às 17h desse domingo, 10, o primeiro vídeo da série de três recitais gravados pelos alunos. Os vídeos foram gravados no dia 29 de setembro, na sala de concertos da Tulha, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), e vão ser transmitidos no canal do YouTube da academia.
Nesses vídeos, cerca de 40 alunos reúnem os aprendizados dos trabalhos desenvolvidos pelos professores nas salas de aula. E também tornam os alunos mais próximos de uma produção artística.
Confira a programação:
Domingo, 10
Dia dos sopros e canto
Apresentação de músicas brasileiras e internacionais que vão desde os clássicos, como Bach, passando pelo período romântico e chegando até os mais modernos e contemporâneos. O recital contará com a participação da professora Gladys de Pádua, de piano.
Domingo, 17
Dia das cordas e piano
Esta apresentação será realizada por alunos mais antigos da Alma, que estão ingressando ou cursando faculdade de música. Serão apresentadas peças com maior nível de complexidade, normalmente executadas em teste de orquestras ou faculdades. O recital contará com a participação dos professores Guilherme de Carvalho (viola) e Walisson Higor da Cruz (violoncelo).
Domingo, 24
Dia da cordas e percussão
Apresentação vai ser realizada por alunos que entraram recentemente na Alma, no curso coletivo de violino Suzuki, ministrados pela professora Sara Cesca e Guilherme de Carvalho. O recital contará com a participação do professor Luiz Fernando Teixeira (percussão), que traz para o recital uma canção autoral, que será executada com um de seus alunos.
Sobre o Alma
A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com a formação inicial e o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. O cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.
Em 2021, as atividades da Alma, núcleo de Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Sinfonia – GasBrasiliano, Suíte - Supermercados Savegnago, Tereos e Usina Vertente; Ária – Santa Helena Indústria de Alimentos S/A. Além disso, a Alma conta com patrocínios da Ambient – Serviços Ambientais de Ribeirão Preto, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados.
Imagem: Divulgação