Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto faz apresentações gratuitas em maio
Centro Cultural Palace e dois espaços na USP serão os palcos das apresentações

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto faz apresentações gratuitas em maio

Reunindo alunos e professores, recitais e concertos mostram resultado do trabalho desenvolvido pela instituição nos cursos de viola, violoncelo, flauta, clarinete e canto

A Academia Livre de Artes e Música de Ribeirão Preto (Alma) oferece ao público da cidade uma agenda movimentada na primeira quinzena de maio. Quatro concertos e recitais gratuitos já estão programados. Reunindo alunos e professores, as apresentações acontecem na Sala de Concertos da Tulha (Rua Olivier Toni, s/n) e no anfiteatro da Faculdade de Direito (Rua Prof. Aymar Baptista Prado, 835), ambos no campus da USP-RP, e no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace, no Centro (Rua Álvares Cabral, 322).

 

A abertura da programação será neste domingo, 7, às 19h30, com o recital de violas e violoncelos, na Sala de Concertos da Tulha. Na terça-feira, 9, no mesmo local e horário, haverá o recital de flautas e clarinetes, com peças mais complexas no repertório, executadas em duos ou com acompanhamento de piano.

 

No dia 10, às 19h30, é a vez de a Banda Sinfônica da Academia ocupar o palco, entregando um repertório que traz memórias e emoção para público de todas as idades, que vai de peças tradicionais a aberturas e temas de vários filmes da Disney. A banda estará completa, com sonoridades específicas para execução da temática proposta, sob regência do maestro José Matsumoto.

 

No dia 11, às 19h, acontece o recital Canto da Alma, no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace. Nesta atividade, participam somente os alunos de canto. No repertório, peças de R.Prizeman (1952 – 2021), C. Monteverdi (1567-1643), Saint Preux (1950); K. Jenkins (1944), G. Gershwing (1898-1937), M. Skoryk (1938-2020), Ennio Morricone (1928-2020), W.Gomez (1939-2000), Samuel Barber (1910-1981) e H. Martins (1912-1992). 

 

"Esses recitais e concertos são resultado do trabalho pedagógico realizado pela Academia. São momentos muito ricos porque representam uma oportunidade incrível para os alunos mostrarem o aprendizado de habilidades técnicas e de desempenho, e de vivenciar a experiência de lidar com palco, público, ansiedade e nervosismo, habilidades importantes na formação de um músico", ressalta Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico da Alma.

 

No total, mais de 100 alunos estarão envolvidos nas apresentações, orientadas e coordenadas pelos professores Guilherme Pereira e Walisson Higor da Cruz (viola e violoncelo); Sérgio Cerri e Igor Picchi Toledo (flauta e clarinete); José Matsumoto (banda sinfônica); Snizhana Drahan e Tamara Pereira (canto). Entrada aberta e gratuita e não há necessidade de retirada prévia de ingressos. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: