Arquivo Público ainda aguarda por digitalização de acervo

Arquivo Público ainda aguarda por digitalização de acervo

Anunciado para o ano passado, projeto de digitalização dos documentos do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto não se concretizou

De mudança para uma nova sede, o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto é responsável por guardar grande parte da história da cidade em livros, jornais, imagens e documentos.

Com o intuito de preservar o acervo, a equipe técnica do Arquivo havia anunciado, no final de 2014, um projeto para digitalizar os documentos. A intenção, à época, era de começar o processo no início do ano passado. Contudo, nenhum documento foi digitalizado até agora.

LEIA MAIS
Arquivo Público digitalizará acervo

A digitalização seria realizada pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), instituição ligada à Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca mas, segundo Ana Carolina Viotti, historiógrafa e supervisora de projetos da instituição, o convênio com a prefeitura não prosperou.

“O Arquivo não levou adiante a proposta”, afirma a historiógrafa. Ela revela ainda que foram feitas projeções e uma minuta de contrato chegou a ser elaborada, mas o projeto não se concretizou.

Proposta

Na época, a estimativa era de que aproximadamente 16 alunos do curso de História da Unesp de Franca estariam envolvidos no processo como estagiários.

Como a universidade não lucra com os trabalhos de digitalização, a contrapartida era de que o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto custeasse de quatro a seis bolsas  para esses alunos envolvidos. O valor unitário da bolsa é de R$ 430 por 40 horas mensais trabalhadas.

Outra condição era de que o CEDAPH ficaria com uma cópia de todo o acervo digitalizado para ser disponibilizado para pesquisadores.

Procurada, a Administração Municipal, responsável pelo arquivo, não comentou o caso.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: