Artista plástico de Ribeirão Preto expõe no Salão Paulista de Arte Naif

Artista plástico de Ribeirão Preto expõe no Salão Paulista de Arte Naif

Exposição  acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo e no Museu Municipal de Socorro 

Reinaldo Romero, artista plástico de Ribeirão Preto, foi convidado para participar da exposição Salão Paulista de Arte Naif, que acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo até o dia 29 de agosto e no Museu Municipal de Socorro entre 27 de novembro e 8 de janeiro.

A mostra expõe aproximadamente 190 obras de artistas do estado de São Paulo, entre elas pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, entalhes, bordados, costuras e modelagens.

"Senti e sinto um misto de felicidade e gratidão. Felicidade porque é o resultado de tudo o que eu vivi até aqui, das minhas experiências em outras atividades artísticas e culturais. E gratidão à cultura popular brasileira, indígena e africana, que são minhas fontes de inspiração; aos mestres do Naif, meus ancestrais, professores, familiares e amigos que também me inspiram e sempre me incentivaram", disse o artista sobre o convite para participar da exposição.

Segundo o artista, suas obras retratam a esperança de um futuro com mais consciência ambienta. "Pinto com esperança de que o passado, um passado com água limpa, solo saudável, respeito e reverência às outras pessoas, esteja presente no futuro", declarou. As obras de Romero que estarão no Salão Paulista de Arte são: "Igreja do Samba" e "Mãe Amarelo".

O artista também foi convidado para participar da Bienal Internacional de Arte Naif, que acontece no Museu Municipal de Socorro, entre os dias 25 de setembro e 13 de novembro.

Exposição

A primeira edição da exposição do Salão Paulista de Arte Naif homenageia José Antônio da Silva, um pintor de arte naif que retratava nas telas a vida bucólica no campo. "Naif" é uma palavra francesa que significa "ingênuo ou inocente"

A curadora da exposição, Marinilda Boulay diz que o Salão "busca mapear, registrar, experimentar, valorizar e difundir a arte naif produzida no estado, onde cada autor lança seu olhar sobre a terra paulista de maneira livre e independente, dando vazão as suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã, como é próprio das produções de naifs. Plenas de otimismo, tão necessário para se enfrentar o momento que vivemos"


Fotos: Reinaldo Romero

Compartilhar: