As abstrações de Fabiana

As abstrações de Fabiana

Termina dia 30 de setembro a exposição “Abstrações”, da artista plástica Fabiana Salomão. A mostra pode ser visitada todos os dias, das 10h às 22 horas, no Piso Térreo do Shopping Santa Úrsula

Fruto de três anos de pesquisa e outros dois de produção, a exposição da artista Fabiana Salomão, reúne um conjunto de obras inspiradas pelo desejo de se abstrair do dia a dia. “Esse trabalho resulta de uma busca por significado, além da lógica cotidiana. As nuances foram vindo através de estudos de ambientes, de perspectiva arquitetônica, de padronagens e mimese”, revela Fabiana.

Tudo começou com uma série de quatro desenhos chamada Jardins Reversos que, naturalmente, conduziu a artista por uma busca de cores. “Como o desenho era muito figurativo, com muito detalhe, surgiu o interesse pelo branco sobre branco. Queria algo para amenizar um pouco esse volume, esse excesso, e o branco neutraliza, traz harmonia”, explica Fabiana.

Desse estudo de cores surgiu o interesse pelos abstratos e uma série de obras de experimentação do branco sobre branco e do preto sobre preto. “Gosto demais do preto. Foi algo importante, de descoberta de coisas escondidas, de erro e acerto. São telas tão instigantes que um visitante deixou uma mensagem escrita: ‘essa tela sou eu’. É emocionante quando as pessoas conseguem se encontrar nas obras”, pontua Fabiana.

De volta ao começo

Nascida em Ituverava, Fabiana Salomão mora em Ribeirão Preto há 13 anos. Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo, trabalhou intensamente, durante 20 anos, com o mercado editorial infantil, realizando trabalhos de ilustração. Há alguns, obedecendo ao desejo de retornar à pintura, realizou a primeira mostra individual, no Espaço W. Desde 2012, participa do Latitude 22, um grupo de estudos e pesquisas em poéticas visuais que reúne artistas de Ribeirão Preto e da região. 

Saiba mais
www.fabianasalomao.com
Yara Racy
Fotos: Ibraim leão

Galeria de imagens

Compartilhar: