Atividades culturais compõem a agenda de março da Fundação do Livro e Leitura

Atividades culturais compõem a agenda de março da Fundação do Livro e Leitura

Neste mês, acontece o primeiro encontro do Clube de Leitura da Biblioteca das Artes, parceria da Fundação do Livro com o Clube Literário Resenha Preta

A agenda da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto já está com todas as atividades programadas para o mês de março. As atividades culturais começam nesta quarta-feira, 1º, com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, às 20 horas, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

 

O encontro é coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho e é livre para o público que queira expor suas obras literárias ou artísticas. Segundo Jacintho, o projeto tem grande importância na produção literária de Ribeirão Preto, auxiliando os participantes na publicação de suas obras. “Algumas pessoas que não escreviam, passaram a escrever e publicar livros, graças ao nosso grupo”, destaca. A participação é gratuita.

 

Cinema

 

O Cine Fórum também está com sua data marcada na agenda da Fundação: 11 de março (sábado), às 18h. Neste mês, será exibido o filme de Bernardo Bertolucci, “O céu que nos protege”, de 1990 – longa baseado no livro de mesmo nome do escritor Paul Bowles. A atividade também acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. É aberta e gratuita.

 

Os Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, conduzem a atividade que terá, pela primeira vez, um “filme de arte”, segundo a dupla. “Será o primeiro filme de arte que o Cine Fórum vai exibir, pois iremos debater a importância de entender o sentimento por trás da obra”, comenta Marcos de Castro.

 

Segundo os Gêmeos, outras obras de Bernardo Bertolucci poderiam ter sido escolhidas para esse Cine Fórum, dada a qualidade do diretor em conduzir suas produções, como “O Último Tango em Paris”, “Os Sonhadores” e “Beleza Roubada”. “Porém, como sempre optamos por filmes que não fazem parte do conhecimento do grande público, escolhemos “O céu que nos protege” por realmente ser o nosso preferido.  É um filme que muda a história a todo o momento, mas sem sair do lugar. E isso é muito interessante”, explica André de Castro.

 

“O céu que nos protege” traz a história de um casal de estadunidenses, Kit (Debra Winger) e Port Moresby (John Malkovich). Os dois resolvem viajar para a África para uma nova experiência, reconstruindo o amor e preenchendo suas vidas vazias. “Mas eles tentam reacender a chama do casal nos lugares mais inóspitos e inapropriados. Não sabemos o que eles querem buscar, mas eles vão encontrar qualquer coisa, menos a chama do casamento”, resume Marcos.

 

Clube de leitura temática

 

No sábado seguinte, (18/3), às 10h, acontece o primeiro encontro da parceria entre a Fundação do Livro e Leitura e o Clube Literário Resenha Preta. Todo mês, um tema será debatido a partir da obra de autores pretos, que estarão presente no encontro. O Resenha Preta busca traçar junto ao autor um debate sobre o tema a partir de sua obra selecionada, além de expandir o debate com outras obras sugeridas para leitura, colocando em foco as questões raciais e a literatura contemporânea afro-brasileira.

 

A conversa no dia 18 de março será realizada com a escritora Cidinha da Silva, sobre sua obra “O mar de Manu”, com a temática “Os sonhos da criança preta”. A mediação é da professora Arielen Virgínea, e da analista de sistemas, maquiadora e idealizadora do projeto, Iuliana Rodrigues. A atividade é aberta e acontece na sede da entidade.

 

O Clube Literário Resenha Preta faz parte das ações do projeto Biblioteca das Artes, contemplado no Edital PROAC Nº 27/2022 - Literatura / Implantação, Reforma, Ampliação ou Modernização de Biblioteca.

 

Clube do Livro

 

O tradicional encontro do Clube do Livro, mediado pela bibliotecária, Gabriela Pedrão, acontece de forma on-line, no dia 25 de março (sábado), às 16h. Dessa vez, o livro em discussão será a obra de Buchi Emecheta, “As alegrias da maternidade”. O encontro será através da plataforma de reuniões ZOOM. A participação também é gratuita.

 

Segundo Gabriela Pedrão, para o mês de março é predeterminado a seleção de uma obra que homenageia as mulheres, dada a celebração do Dia da Mulher (8 de março).

 

“Nada mais justo do que escolher esse livro que discute a maternidade de uma mulher que diz que só vai ser completa quando ser mãe. Então vamos discutir isso, se uma mulher só se sente completa quando é mãe ou não”, comenta Gabriela Pedrão.

 

“As alegrias da maternidade” relata a história de Nnu Ego, filha de um grande líder africano, que é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma “mulher completa”, submete-se a condições de vida precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos.

 

Entre a lavoura e a cidade, entre as tradições dos igbos e a influência dos colonizadores, ela luta pela integridade da família e pela manutenção dos valores de seu povo.

 

 

Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data:
1º de março (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América 

 

Cine Fórum
“O céu que nos protege” (1990)
Data:
11 de março (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América.

 

Resenha Preta
“O mar de Manu”
, com Cidinha da Silva
Data: 18 de março (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América.

 


Clube do Livro
“As alegrias da maternidade”, de Buchi Emecheta

Data: 25 de março, sábado;
Horário: 16h
Plataforma de exibição: Plataforma de reuniões (ZOOM)

 


Sobre a Fundação

 

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

 

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.


Foto: Divulgação - Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: