Ator da região busca destaque no meio artístico
Confira a mensagem deixada pelo ator para quem deseja entrar na profissão.

Ator da região busca destaque no meio artístico

Com aparições em novelas da Globo e da Record, Guttu Genttil abre caminho para novos contratos profissionais

Awailison Maria Barbosa Duarte, conhecido como Guttu Genttil, trilha sua carreira no mundo da fama. Com 22 anos, o ator e poeta já conquistou dois contratos com redes televisivas nacionais, o primeiro na Record e o mais recente na Globo. Atualmente, trabalha em seu livro, "As Tristes Ruas Coloridas".

Guttu nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros e cresceu em uma fazenda em Itacambira, também em Minas, onde teve seu primeiro contato com a arte. Aos nove anos, se interessou pela profissão ao ver uma atuação na televisão e buscou ajuda na escola para começar. Apesar do estranhamento dos colegas e dos comentários de que seria impossível por estar "no meio do mato", Guttu lutou para ter uma chance e montou um grupo de teatro onde estudava. Sua primeira peça foi “Dona Baratinha”.

Aos 17 anos, Guttu mudou-se para Sertãozinho e entrou no curso ‘Iniciação ao Teatro’, de Américo de Souza, para se profissionalizar. A partir disso, e de outros cursos ao longo da carreira, Guttu teve a oportunidade de realizar trabalhos profissionais como, a participação na novela “Gênesis” da Record e elenco de apoio nas novelas “Amor de Mãe” e “Salve-se quem puder”. No teatro, Guttu atuou em peças de diversos gêneros para a BS Produções do Rio de Janeiro, fez também atuações em Sertãozinho e em Pirapora.

Para quem, assim como ele, tem o sonho de seguir a carreira artística, o jovem ator alerta que o meio exige coragem e muita determinação. “Se você não tiver certeza de que quer ser ator ou atriz, se você não sentir pulsar dentro de você, se você não chorar por estar longe do teatro ou do curso de atuação, se não fizer muita falta na sua vida, desista, porque tem que ter muito estômago. Ser ator não é só ter talento, ser ator é ter coragem. Se você acreditar do fundo do seu coração, sentir com todo o seu amor que é isso que você precisa fazer, aí você faz, mas senão, desista”, argumentou.

Doando o corpo para a arte

Para incorporar os personagens, muitas vezes são necessárias mudanças corporais. “Mudar meu corpo pela arte é muito gostoso, porque eu entendi que o corpo não é meu. A partir do momento que eu decidi ser ator e que eu estudei para entender isso, eu percebi que o corpo é doado constantemente, então eu já tive que raspar cabelo, já tive que deixar crescer, e isso para mim é um processo muito bom, porque eu posso mudar o tempo todo”, explicou ator.

Ao longo da carreira, Guttu precisou abrir mão de muitas coisas, incluindo seu nome. Ele conta que com frequência era elogiado por seu trabalho, mas rejeitado por causa do nome diferente. Devido a isso, teve que optar pelo uso do nome artístico e chegou em Guto Genttil. Descontente por ser um nome comum, ele adaptou e deixou sua marca com os dois “T” e o “U” em Guttu.

O ator quase escritor

Guttu destaca como um de seus hobbies a leitura e a escrita, “quando eu digo ler, não é exatamente ler livros, eu gosto muito de ler as coisas que eu escrevo. Eu leio para tentar adaptar e melhorar, para um dia conseguir entrar no ramo da escrita também”.

Atualmente, ele está focado em terminar seu livro "As Tristes Ruas Coloridas", que faz uma crítica ao atual governo do Brasil. “Quero usar essa crítica social para mostrar às pessoas que a gente tem que lutar, que ser ator não é só aparecer na televisão, ser ator também é se posicionar, é ter coragem de levantar bandeiras”, complementa Guttu.

*Texto: Susanna Nazar com supervisão Paulo Apolinário 


Foto: Divulgação

Compartilhar: