“Auto da Compadecida” é destaque do primeiro dia de Feira do Livro
A história será apresentada nos dias 9 e 10 de junho

“Auto da Compadecida” é destaque do primeiro dia de Feira do Livro

Apresentado pelo Sesc, espetáculo traz história de maior destaque do teatro nacional

O Sesc Ribeirão apresenta nos dias 9 de junho, às 19h30, e 10 de junho, às 21h30, no Theatro Pedro II (Sala Principal), o espetáculo teatral “Auto da Compadecida”, com o grupo Maria Cutia. A apresentação faz parte da programação oficial da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Obra mais conhecida do teatro brasileiro, “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, é uma peça baseada no universo medieval dos romances picarescos em que as personagens são retratadas de forma mundana, mais realista, com falhas em seu caráter.

A montagem que chega a Ribeirão Preto tem direção de Gabriel Villela. A peça tem na equipe Lydia del Picchia, do Grupo Galpão, como assistente de direção, José Rosa como assistente de figurino, Babaya, que assina a preparação vocal e também a direção musical, juntamente com Fernando Muzzi.

Este espetáculo conta com a participação dos atores convidados Marcelo Veronez, Polyana Horta, Malu Grossi e Lucas De Jota, além de Leonardo Rocha, Hugo da Silva e Mariana Arruda, integrantes do Maria Cutia. 

Em “Auto da Compadecida”, Gabriel Villela propõe para a concepção de cenário e figurino um sincretismo entre a estética oriental presente nas tapeçarias, o cangaço de Pernambuco e o barroco mineiro com motivos chineses da Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará. “De Mariana e Brumadinho vieram o barro trágico de nossos dias e Pernambuco nos emprestou a forma e o brilho de seus carnavais mitológicos”, comenta o diretor e figurinista. 

O espetáculo apresenta um repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores que contempla um dos períodos mais profícuos da música popular brasileira. Canções que marcaram sua época, seja pelo seu caráter político ou por caracterizar a busca por uma identidade sonora representativa para o país. Músicas que entrelaçam o regionalismo mineiro e pernambucano. 

Serviço 
Auto da Compadecida
Quando: Dia 9 de junho (domingo), às 19h30, e 10 de junho (segunda), às 21h30
Onde: Theatro Pedro II (Sala Principal).
Quanto: gratuito
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: