Banda de Ribeirão Preto lança clipe inspirado na luta dos Guarani-Kaiowás
Na composição, a banda retratou a luta dos povos indígenas do centro-oeste brasileiro

Banda de Ribeirão Preto lança clipe inspirado na luta dos Guarani-Kaiowás

Segundo clipe da banda Violência Moral já está disponível

A banda Violência Moral, de Ribeirão Preto, acaba de lançar o clipe "Guarani-Kaiowá", inspirado na luta dos povos indígenas do centro-oeste brasileiro. Produzido pela produtora carioca Alima, o clipe foi rodado na Reserva do Recreio, no Rio de Janeiro.

A ideia para a letra surgiu após o Eduardo Muralha, o vocalista, ver uma reportagem sobre os conflitos envolvendo fazendeiros e os guarani-kaiowás.

Na composição, a banda ressalta o genocídio dos povos indígenas ao longo dos séculos. E também reafirma a identidade dos povos que ocupam os territórios brasileiros, desde antes do "descobrimento"."Eu sim, sangro verde amarelo", diz o refrão da música.

Este é o segundo clipe da banda de Heavy Metal e Hardcore. Ambos fazem parte do álbum WWS, de 2015. A produção do segundo álbum começa ainda neste ano, e deve ser lançado em 2020.

Leia mais:
Bandas de Ribeirão Preto dão indicações do que ouvir neste Dia do Rock

Tema global

Em 2017, o tema chamou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) que filmou um documentário sobre essa população. Representantes do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) visitaram a Reserva Indígena de Dourados e diversas aldeias do estado de Mato Grosso do Sul. 

Foram mais de mil quilômetros percorridos durante cinco dias para a produção do documentário “Guarani e Kaiowá: Pelo direito de viver no Tekoha”. Segundo dados da ONU, no ano de 1500, a população de indígenas no Brasil era de 8 milhões; atualmente, eles são cerca de 900 mil.

Veja o clipe:


Foto: Divulgação

Compartilhar: