Batatais recebe Ópera “La Serva Padrona”

Batatais recebe Ópera “La Serva Padrona”

Programação gratuita inclui espetáculo e oficina de ópera na Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Nesta quinta-feira, 23, às 20h, a turnê da ópera La Serva Padrona, do Grupo Art Musique, chega ao Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, localizado na Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, em Batatais. O projeto, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC) – programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo – inclui o espetáculo e oficina com aspectos informativos e introdutórios à técnica vocal do gênero.

 

 

A ópera cômica “La Serva Padrona”, foi adaptada para a língua portuguesa e é a oportunidade de conhecer uma produção do gênero. O espetáculo terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e gravação em audiodescrição para pessoas com deficiências visuais e auditivas.

 

 

O espetáculo

 

 

Com autoria de Giovanni Battista Pergolesi e libreto de Gennaro Federico, a ópera bufa “La Serva Padrona” estreou em 1733. Foi criada para ser “intermezzo” (apresentação leve dos intervalos das óperas trágicas), mas seu sucesso, ainda que tardio, acabou por impulsioná-la como ópera principal.

 

 

A versão do Art Musique foi adaptada em ambientação e idioma por Priscila Cubero, bacharelada em Canto e Arte Lírica pela USP. É um espetáculo cômico, curto, com enredo leve e irreverente, que se opõe à rigidez formal das chamadas “óperas sérias”. Na trama, calcada numa sátira social, o povo triunfa sobre os avaros burgueses.

 

 

Oficina

 

 

Denominadas “Introdução teórica e prática ao canto e a elementos da ópera”, a oficina será ministrada pela doutora e cantora Fernanda Onofre, licenciada em Artes pelo Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

 

 

Abordando princípios básicos da técnica vocal e discorrendo sobre temas pertinentes à ópera -- história, produções relevantes pelo mundo e referências artísticas --, têm por objetivo a experimentação da técnica vocal, agregando conhecimento sobre o universo da ópera e permitindo a desmistificação do que é conhecido como “erudito”. As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.


Foto: Vinicius Barros

Compartilhar: