Batatais recebe peça "O Inspetor Geral" neste sábado
Foto: Divulgação

Batatais recebe peça "O Inspetor Geral" neste sábado

Os ingressos estão à venda com os integrantes do Núcleo de Teatro Evoé

Batatais recebe neste sábado, 12 de agosto, a peça "O Inspetor Geral", do autor ucraniano Nikolai Gogol, foi adaptado pelo jornalista e ator Luciano Dami, contando, assim, a história da pequena província de Baianópolis, que é governada por políticos corruptos e incompetentes, onde corre a notícia da chegada de um inspetor que instaurará uma sindicância na cidade. Um forasteiro de moral duvidosa é confundido com o visitante e passa a se aproveitar da situação. É assim que o elenco do Núcleo de Teatro Evoé faz uma mordaz crítica social a respeito dos males da corrupção e do apego ao poder. 


 

A direção ficou a cargo de Aluísio Gentiline, que já flertava com o texto há um certo tempo, mas com a vinda da pandemia ele aproveitou para estudá-lo, com início da pesquisa em 2021, aprofundamento e levantamento da peça em 2022 e estreia em 2023. "A montagem da peça surge depois de toda essa pesquisa. Nós ficamos em processo de montagem e ensaio durante quase um ano. O grupo foi contemplado com a orientação do grupo Bocaccione pelo projeto  “Qualificação em Arte”. Assim, a peça passou por duas mostras locais a fim de compartilhar com o público a pesquisa e o estudo que estávamos propondo para esse espetáculo. Já a trilha sonora, e os demais elementos foram surgindo conforme o que a cena realmente pedia, no caso, algo que fosse tipicamente brasileiro e dialogasse com a proposta de criação dos personagens da peça", ressaltou Aluísio. 


 

A adaptação do texto ficou por conta do jornalista Luciano Dami, que contou ter tido bastante desafios, já que o espetáculo original durar horas e ele ter que compactá-lo aos padrões dos tempos atuais, sem perder a qualidade. Já a principal curiosidade fica a cargo dos personagens e fatos lembrarem figuras e situações da atualidade, mesmo tendo quase dois séculos separando as adaptações. "Para a plateia fica o exercício de adivinhar aquilo que é original e o que foi adaptado", comentou Luciano. 



 

SERVIÇO

Data: 12 de agosto de 2023

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Fausto Belini Degani - Batatais

Ingressos antecipados e meia entrada a R$20,00 pelo WhatsApp 16 992981661 (Aluísio) 

 

Compartilhar: