Biblioteca com pernas é tema de incentivo à leitura na Feira do Livro de Ribeirão Preto
Membros da equipe contaram detalhes do projeto ao Portal Revide

Biblioteca com pernas é tema de incentivo à leitura na Feira do Livro de Ribeirão Preto

A Companhia Eureka traz histórias diferentes através de um espetáculo voltado para todas as idades

Uma biblioteca sobre pernas viajantes estará na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O projeto “Intervenção Pernacoteca”, que mistura o mundo dos livros com o do teatro, apresenta-se na esplanada do Theatro Pedro II, neste domingo, 20, e na segunda-feira, 21 de maio.

O Portal Revide entrou em contato com a Companhia Eureka, que explicou sobre o trabalho de conscientização. O grupo teatral é comandado pelo ator Robson Emilio e a produtora Adryela Rodrigues. Confira:

Portal Revide: Como surgiu a ideia da Pernacoteca?

Robson: A ideia central desse trabalho surgiu de uma vontade em comum entre a Cia Eureka e nossa produtora Adryela Rodrigues, de poder falar com o público de todas as idades, sobre o ato de se ler, o de abrir um livro, além de formar público de leitores, poder falar sobre diversos estilos de literatura.

Adryela: Nós queríamos desenvolver um projeto que falasse sobre literatura, mas não apenas trazendo trechos de obras ou pequenas histórias. Queríamos falar sobre o hábito de ler, sobre o prazer que podemos ter em abrir um livro, principalmente em um mundo tão tecnológico em que vivemos hoje.

Portal Revide: Como vocês intitulam o espetáculo?

Robson: Na verdade, trata-se de uma intervenção cênica itinerante, onde temos momentos que vão além de contarmos pequenas histórias e contos a partir de livros que trazemos na Pernacoteca. Nós também lemos poesias, brincamos de advinhas, trava línguas, de uma maneira interativa diante de nossa plateia, podendo ser uma pequena ou, até mesmo, em muitas das vezes, uma grande roda.

Adryela: Não é uma peça, mas é teatro, com cenas ensaiadas e definidas, mas também aberta para improvisos e muita interação. Esse trabalho já foi apresentado também de forma mais intimista, para pequenas plateias, onde as pessoas ficam muito próximas e podem ver cada detalhe da Pernacoteca, olhar dentro dela onde temos alguns livros esculturas e também pequenos objetos feitos com papel e dobraduras

Portal Revide: Este projeto é uma maneira de incentivar a leitura para as crianças?

Robson: Diríamos que não somente às crianças, mas o jovem, o adulto ou o idoso que algum momento já leu, mas que, por algum motivo, não adquiriu o hábito de vida. Ler não tem idade, basta começar, ou recomeçar. Abrir um livro e poder descobrir um mundo de possibilidades, lugares, encantos e formas.

Adryela: Focamos muitas vezes na abordagem com as crianças, pois queremos ir plantando uma sementinha, abrindo esse olhar para o gosto pela leitura, mas sempre incentivando também os adultos, mesmo para aqueles que respondem que não gostam de ler ou que não têm tempo. Falamos (e mostramos) que, dentro de uma biblioteca, você pode encontrar livros sobre qualquer assunto. Acho que esse é um grande diferencial desse trabalho. Ao mesmo tempo em que apresentamos alguns autores e falamos sobre alguns gêneros literários, também incentivamos que as pessoas procurem livros com assuntos de seu interesse.

Portal Revide: Podem contar um pouco sobre a história?

Robson: Um ator e um músico, de forma lúdica e interativa, chegam e perguntam às pessoas se, naquele local, existem leitores. A partir dessa indagação, falam de onde vêm, o que buscam e apresentam um grande livro que anda sobre pernas e que, ao ser aberto, tem um ator dentro dele, o personagem “Pernacoteca” que é a ‘própria essência’ de uma Biblioteca. Os três, então, passam a brincar com o público, apresentando poesias, literatura infantil e adulta, drama, humor, passando por literatura de cordel, trava línguas, adivinhas, contos, entre outros.

Adryela: Nossa história começa com dois personagens que vêm de um mundo imaginário. Estão chegando de uma viagem, já passaram por vários países e nos apresentam a “Pernacoteca”, a Encantadora Biblioteca que ganhou muitas Pernas e saiu pelo mundo em busca de novos leitores.


Foto: Yuri de Franco

Compartilhar: