Biblioteca Padre Euclides promove primeiro encontro de leituras terapêuticas

Biblioteca Padre Euclides promove primeiro encontro de leituras terapêuticas

Biblioterapia de desenvolvimento é uma técnica de terapia que se utiliza de textos, livros e atividades de leitura

A Biblioteca Padre Euclides promoverá neste sábado, 18, o primeiro encontro de leituras terapêuticas. O evento será coordenado pelo professor aplicador de biblioterapia Josué Franco, das 10h às 11h15, na sede da biblioteca, na rua Visconde de Inhaúma 490 - 1° andar, no Centro de Ribeirão Preto.

 

 

A biblioterapia de desenvolvimento é uma técnica de terapia que se utiliza de textos, livros e atividades de leitura. “Para tratar o que e como? Durante a atividade, que se desenrola de forma muito interessante, os participantes podem se identificar com um ou mais personagens, com seus dramas, dores, alegrias, aspirações e, na busca de soluções para o personagem fictício, os participantes podem encontrar respostas para suas questões pessoais”, comenta Franco, que é licenciado em Pedagogia, Artes Visuais, História e Letras, pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Psicanálise dos Contos de Fadas e também arte-terapeuta, escritor, mediador de leitura, contador de histórias.

 

 

Ribeirão Preto já tem mais de uma dezena de grupos de leituras terapêuticas. “Alguns com mais de 10 anos em atividades, muitos funcionam em instituições, lares de idosos, por exemplo, mas muitos foram criados entre amigos que se encontram virtual ou presencialmente com regularidade”, explica. Segundo ele, a terapia vem dos encontros entre as pessoas, da formação de novos grupos de relacionamento, do debate de ideias, do conhecimento de novos escritores. “E, especialmente, da exposição de problemas pessoais na figura de personagens dos livros, o que protege a individualidade, mas permite o debate de questões reais, criando e fomentando novos grupos de leitura”.

 

 

O texto do dia é sempre uma surpresa, mas Franco abriu exceção. “Vamos trabalhar um material da escritora, jornalista, artista plástica e contista Marina Colasanti, muito interessante para motivar o grupo”.

 

 

 

O projeto experimental na Padre Euclides prevê reuniões quinzenais e a ideia é formar um grupo intergeracional e diverso. Podem participar maiores de 16 anos de idade.

 

 

Como funciona

 

O texto é distribuído a todos os participantes. A primeira atividade é uma leitura de fruição para que o grupo conheça o material. Segue então uma leitura compartilhada com o mediador. A partir deste momento, o texto começa a ser analisado em seus detalhes ditos ou sugeridos em uma espécie de análise de discurso. “É o que encanta o grupo. As pessoas passam a perceber um universo rico nas leituras”, explica Josué.

 

 

 

 


Foto: StockSnap por Pixabay (imagem ilustrativa)

Compartilhar: