Caminhada do Calvário, em Ribeirão Preto, terá exposição de fotos e cordel ilustrado da Via Sacra
Evento com entrada gratuita tem início nesta quarta-feira, dia 13 de abril, no Centro Cultural Palace

Caminhada do Calvário, em Ribeirão Preto, terá exposição de fotos e cordel ilustrado da Via Sacra

Tradicional evento celebra 25 anos de existência e tem início nesta quarta-feira, 13 de abril 

O tradicional evento “Caminhada do Calvário”, em celebração aos 25 anos de existência, tem início nesta quarta-feira, dia 13 de abril, em Ribeirão Preto. Neste ano, pelo terceiro consecutivo, o evento não terá a encenação dos passos de Jesus Cristo, mas contará com exposição gratuita de fotos e um cordel ilustrado sobre a Via Sacra, dos artistas Márcio Fabiano e Arnaldo Júnior, no Centro Cultural Palace. 

Oferecidas em parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e o grupo Amigos da Fotografia, as exposições fotográficas "Seguirei teus passos", de Rubens dos Reis Guerra, e "Caminhada do Calvário", de Profº Osmani Antônio Oliveira, estarão abertas ao público até o dia 30 de abril. 

A mostra é composta por 123 fotos das edições de 1995 a 2019 da Caminhada do Calvário, evento que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Ribeirão Preto em 2012.

Cordel ilustrado 

Também será exposto no evento, um cordel itinerante sobre a Via Sacra, ambientada nos dias atuais, do artista Arnaldo Martinez de Bacco Júnior e o autor Márcio Fabiano Monteiro. 

“Marcio e eu trabalhamos juntos na mesma escola e fazemos cordel juntos há pelo menos uns 4 anos. Entre os temas a serem trabalhados, já estava a Via Sacra, no entanto, escrevemos o Cordel a menos de um mês. O cordel, texto e ilustrações, ficou pronto definitivamente no sábado passado. Este Cordel, já estava na pauta. Resolvemos fazê-lo por conta da data, embora soubéssemos que estava em cima da hora. A ideia surgiu de uma conversa entre nós dois, sobre se o Cristo voltasse como homem simples nos dias de hoje, se seria diferente”, explica Arnaldo Martinez. 

Segundo o artista, a importância do trabalho sobre a Via Sacra é refletir sobre a figura de Jesus Cristo. “Sobre a importância deste Cordel sobre a Via Sacra, é trazer a figura do Jesus histórico, o Jesus dos oprimidos e levar à reflexão de que Jesus está entre nós, como ele mesmo disse: o que fazes a cada um desses pequeninos, a mim o fizeste. Que tenhamos todos uma boa Páscoa, mas que não nos esqueçamos da mensagem de libertação. Libertação da alma, do espírito, da angústia, da fome e da miséria, em todos os sentidos. Essa é a mensagem que queremos passar”.

O autor Márcio Fabiano Monteiro destaca a intenção de mostrar um Cristo menos idealizado e que está mais próximo do que se imagina. “Já fazia parte de nossos planos a elaboração de um cordel que mostrasse um Cristo mais real e menos idealizado. Cristo está muito mais próximo do que imaginamos, não se encontra lá no alto dos céus, distante e inacessível, mas está presente todos os dias nas pessoas que cruzam o nosso caminho, no indigente, no vizinho, no colega de trabalho. Por isso, não podemos pensar que o alcançaremos somente com orações e ritos, mas com caridade, gestos gentis e muita empatia”, diz o artista. 

“Como artista, sempre enxerguei a arte como uma ferramenta poderosa para a sensibilização do ser humano e, ao mesmo tempo, um gatilho para a reflexão. A ideia desse cordel é mostrar às pessoas que o Cristo está muito mais perto do que se pensa. Por isso usamos a expressão o Cristo Vivo, ele está aí caminhando pelas ruas, como um sacrário encarnado, pedindo por socorro, sendo hostilizado, passando fome. O que essa obra pretende é mostrar a todos que céu e inferno não são lugares místicos e distantes de nós, mas frutos de nossas próprias ações”, completa Márcio Fabiano. 

Serviço - Caminhada do Calvário
Abertura: Quarta-feira, 13 de abril
Horário: às 16h30
Visitações: Dia 13 a 30 de abril, das 9h às 20h
Local: Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322)
Entrada Gratuita


Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: