Cancelamento do Tanabata em 2019 é confirmado por associações organizadoras

Cancelamento do Tanabata em 2019 é confirmado por associações organizadoras

Em comunicado oficial enviado nesta quarta-feira, 22, organizadores dizem que não foi possível fazer adequações no espaço

O cancelamento do Festival Tanabata deste ano foi confirmado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 22, por meio de nota das associações Cultural Japonesa e Nipo Brasileira de Ribeirão Preto.

Segundo o comunicado, não foi possível realizar as adequações necessárias no espaço onde tradicionalmente o festival é realizado, no Morro do São Bento. O evento, que chega a receber até 70 mil pessoas em três dias de realização, precisaria cumprir uma série de normas para utilizar o local. “Neste ano de 2019, as associações promotoras do Festival Tanabata comunicam o público apreciador a não realização da festa no Morro do São Bento motivado pela não adequação das normas para uso do Complexo Cultural Antônio Palocci publicado no Diário Oficial Municipal no dia 10 de maio. Agradecemos a compreensão de todos os parceiros, colaboradores, patrocinadores e público em geral."

No decreto 107, foi homologado o guia técnico para a utilização do espaço, patrimônio cultural da cidade. Entre as exigências a serem cumpridas para a realização do evento estavam estrutura montada de acordo com as normas da ABNT; acessibilidade; infraestrutura complementar como: banheiros químicos (comum e adaptado), geradores, lixeiras, caixa d’água, container, extintor de incêndio; plano de combate a incêndios e plano de emergência; apresentação do plano de sonorização do evento, indicando os equipamentos a serem utilizados, as especificações técnicas e a quantidade a ser utilizada.

Ainda segundo o documento, somente no espaço do Morro do São Bento, que tem 3.900 metros quadrados no total, a capacidade é de três pessoas por metro quadrado livre, aproximadamente 11.700 pessoas. No caso do Tabanata, essa capacidade é reduzida, pois há o espaço tomado pela estrutura de barras e expositores. No Teatro de Arena, a capacidade é de 1.180 pessoas.

Moradores e fãs do festival se manifestaram ontem sobre o cancelamento e já organizam um ato de luto. A convocação está sendo feita por meio das redes sociais, para o dia 14 de julho, também no Morro do São Bento. 

Confira a nota enviada pelas associações:


Foto: Divulgação

Compartilhar: